...Faz-se manutenção ao material
Já com quase 1 anos de uso, decidi fazer a manutenção do meu Symetre, o vento não permitia pescar, e como eu e o Raul Mendes tínhamos a manhã toda pela nossa frente, decidi falar com ele para abrir o carreto desmontar tudo, limpar, lubrificar e montar tudo outra vez.
O processo demorou cerca de 2 horas e eu com uma pequena mãozinha do Raul decidimos por mãos a obra, da minha parte o trabalho foi muito, devo ter desapertado um parafuso se tanto e de resto foi sempre a fotografar, no final o Raul ainda teve o descaramento de me pedir para passar um pincel numa peça, eu já fartinho de trabalhar tive que recusar o pedido...pois ele tinha que fazer alguma coisa. mas agora que me lembro creio que fui eu que montei a manivela...mas não estou certo...
Fica uma foto do carreto todo desmontado e limpo, nesta altura já estava eu todo contente a pensar que o Raul me tinha que pagar um carreto novo...heheheh
cá está o Raul sempre animado...
Aqui está o processo de limpeza das peças...uma a uma ... nas mão do "veterinário" Raul Mendes, (não é qualquer um que pega nestes animais)
Aqui está o carreto todo montado ... e como podem verificar não sobraram peças...heheheh
O carreto não apresentava desgaste, nem tinha nenhum rolamento gripado, com uma manutenção destas uma vez por ano devo ter carreto para o resto da vida.
Agradeço muito ao Raul pelo trabalho que teve...que diga-se de passagem que foi pouco, só desmontou, limpou, lubrificou e montou o carreto, deixando todo o restante trabalho para eu fazer... mas como os agradecimentos ficam sempre bem, aqui ficam. Para a próxima já sabes...se precisares de alguma coisa...liga a outro que eu já não te atendo mais....heheheheh
1 abraço
zé
Já mais faço isso a carretos com menos de dois anos... Prefiro levar à loja onde o comprei, e eles que o façam... Se alguma coisa estiver danificada e se o carreto não apresentar maus tratos, alguém tem que se chegar à frente...
ResponderEliminarAbraço
Olá Pedro
ResponderEliminareste carreto já tomou banho algumas vezes, apesar de saber que está ainda dentro da garantia, estava mais preocupado em saber se estava tudo bem, e estava com mais vontade de retirar toda a massa e voltar a por mais. e como sabia que o carreto estava ok não vi nenhuma logica em leva-lo a uma loja.
só por curiosidade em quanto te fica mandar limpar o carreto???...será que quando o mandas limpar que te limpam o carreto como este foi limpo???
1 abraço
zé
À partida, não é num ano que um carreto berra... a não ser que seja mesmo muito mal tratado. Os meus já viram alguns anos, e nunca os submeti a tal intervenção. Não conheço a modalidade de lubrificação do carreto. Se for como o Stadica onde basta adicionar óleo lá para dentro, acho que isso é tempo perdido, a não ser que notasses alguma deficiência no trabalhar. Quanto às lojas, peço sempre às pessoas que me o venderam... preços?? eheheh nunca paguei nada por isso.
ResponderEliminarSe já tomou banho muitas vezes. Não podes é deixar muito tempo sem um banho de muita água doce e muito óleo. Na questão da massa, utilizo um óleo em spray de Silicone da Wurth. Este é fabuloso e não escorre. O óleo, utilizo os antiguinhos das máquinas de costura.
Eu quero é peixe!
eu nunca tive receio de fazer limpezas de fundo nos carretos, até porque se tiver algo em mau estado e se o colocar na marca, não estou a ver qual o problema em eles assumir....nem vejo como é que eles sabem se foi aberto ou não...problema seria que o carreto tivesse infiltrações de água salgada e depois o for reclamar a marca.
ResponderEliminarcreio que com esta manutenção só fico a ganhar.
mas são opiniões que desde já agradeço.
zé
Viva Zé
ResponderEliminarestou a pensar cá para comigo
tenho uma machine igual á tua
o gajo é mecanico de confiança??? lol
se ele for tão bom a fazer isso como o nó dos cornos então está aprovado.
1 abraço Francisco
Olá xico
ResponderEliminarpara mim foi de confiança e foi o melhor (o unico heheheh).
olha que o processo até é fácil, só desmontas limpas e montas, se tiveres tanto trabalho como eu tive......então estas lixado...hehehehhe
creio que com este post arranjei uma trabalheira ao raul.....
1 abraço
zé
Se chegares a essa altura de eles saberem se foi aberto ou não... eles depois fazem-te um desenho...
ResponderEliminarJá agora, carrega o Raul com trabalho que ele tem cabedal suficiente para aguentar ehehehehe
Manda-lhe um abraço por mim...
o raul logo vê o teu recado e deve responder..
ResponderEliminarzé
Boas!
ResponderEliminarF...... que mecanico!!! De bata branca tipo nasa e luvinhas....digo-te uma coisa!!
Zé, ao menso deste uma mini ao homem?
Eu ate lhe pago uma mini e uma sandes de presunto para ele fazer isso ao meu!
Abraço
olá miguel..
ResponderEliminarvais oferecer uma sandes de presunto???
largo já o homem é...oferece-lhe antes uma sandes de pão integral com umas folhas de alface e um copo de água....que é para o bem dele.
hehehehehe
aquilo era bata de beterinário.....os mecanicos tem batas azuis escuras.
1 abraço
zé
boas,muito bem ....!!!!
ResponderEliminarAo Pedro, isso de por oleo em cima de massa usada é como jantares no mesmo prato que almoçaste sem o lavares heheheheheh.aos meus carretos sou eu que lhes faço a manutenção e fica como eu quero e sei como foi feita.
quanto aos oleos e massas é uma questão de qualidade os meus lubrificantes teem provas mais que dadas em todos os meu carretos desde os de pesca na galega corrico(rolado) surfcasting boia e spinning (isto para não falar nos do rio).Tambem em relação á marca saber se a maquina foi ou não aberta é dificil se não danificares os parafusos,que nem selados são.isto é só para não ficares com duvidas. 1abraço tambem para ti Pedro.
quanto ao post está fixe zé. filo com gosto e voltarei a faze-lo,sem sandes de pão integeal, nem de presunto como diz o miguel hehheheheh.
desculpa ter respondido aqui ao Pedro mas é só para não haver duvidas e vamos ver daqui a quanto tempo é que lhe vamos fazer outra manutenção completa.
Grande Abraço
Raul Mendes
olá Raul.
ResponderEliminarpodes fazer contagem decrescente até pra o ano.... a não ser que compore outro entretanto...
1 abraço
zé
O próximo sou eu. Ando com os carretos meio avariados. eheheheheeh
ResponderEliminarola pedro
ResponderEliminartens que fazer marcação senão o nosso "doctor carreto" deixa-te na mão....e tens que esperar que esteja vento...senão tambem não repara nada..hehehhe
zé
Boas zé esse carreto é uma verdadeira máquina!
ResponderEliminarJá tive um e tambem o abri mas não resolvi o problema estava arrasado e nem um ano durou..enfim..
Mas para o preço que custa é bom!!
Olá Tasko
ResponderEliminaro meu está/ estava impecavel, e pronto a mais umas pescarias valentes...e espero que assim continue.
1 abraço
zé
viva,
ResponderEliminarTenho uma maquina igual e tambem vou lubrificar. Que tipo de massa colocou no interior do carreto? Viscosidade? marca? No sistema de embraiagem, não colocou nenhum lubrificante certo?!
abraço,
Olá Duarte.
ResponderEliminarvou pedir ao meu amigo raul mendes que lhe responda que ele será a pessoa indicada para isso
zé
Viva,
ResponderEliminarDuarte,não lhe posso ser preciso em relação ao tipo e viscosidade
Porque esta massa foi um amigo que me deu, sei que é uma massa utilizada numa fábrica de cerâmica e que é utilizada nas engrenagens que estão em contacto com o barro para evitar desgaste.
Este tipo de lubrificante também foi colocado na embraiagem. Aconselho que nunca lubrifique a embraiagem com óleo seja do tipo que for.
Mas na minha opinião não pode ser uma massa muito espeça para não causar atrito nas engrenagens. Quanto mais fina a massa for melhor e tenha a particularidade de ñ secar.
Antes de utilizar esta massa eu diluía um pouco de massa com o velhinho óleo das máquinas de costura até obter a viscosidade pretendida.
Os lubrificantes para carretos “várias marcas “que se vendem nas lojas de pesca também fazem a mesma vez e poupa tempo em procurar algo específico.
Espero tê-lo ajudado na sua dúvida.
Comprimentos
Raul Mendes
boas caros colegas,
ResponderEliminarDesde já, muito obrigado pelo esclarecimento,esta minha questão surge, porque tenho relativa facilidade em arranjar quase todos os tipos de lubrificantes, devido a minha actividade profissional. Só queria saber mesmo em relação á viscosidade. Colegas meus também me aconselharam a usar massas pouco espessas, ouve até quem recomendou somente, o tão falado óleo das maquinas de costura. penso que vou optar pelo meio termo e depois vejo como se comporta o carreto.
Só mais uma nota....
ResponderEliminarEstava a pensar em adquirir um carreto de gama superior da mesma marca, talvez o TWIN POWER ou mesmo o SALT WATER, pois ainda não estava confiante com este modelo. Tenho este carreto há um ano e também não apresenta desgastes, confesso que sou bastante cuidadoso em relação á manutenção, mas pelo que vejo ainda vou ter maquina para mais algum tempo.
Amigo duarte, claro que com um SW vai notar um prabalhar muito melhor, quanto a mim só penso em mudar quando vir que este está a chegar a reforma, porque até lá continuarei com ele.
ResponderEliminar1 abraço
zé