domingo, 25 de abril de 2010

O meu primeiro Marlin

Ontem recebo um telefonema do meu amigo Zé, e como já não somos amigos de há 2 dias, conversas resumiu-se a um simples, -como é??? e eu respondo -é?, prontos estava a pescaria marcada, sempre a mesma hora no mesmo local.

Uma manhã de pesca sem toques bem que chega as 10 horas, pega-se no comando e Pause, chegou a horinha de jeropiga, tralha a um lado copinhos na mão e mai nada nem que apareçam franguinhos assados no pesqueiro a gente para, prontos diz o meu irmão a era este engodo que faltava, a partir de agora é que vai ser sair peixe. bem que se ficarmos na conversa é que não sai nada, por isso toca a pescar, depois de esta bela pausa bem que ao fim do terceiro lançamento ferro um peixe com a amostra acabadinha de cair na água, achei antemão que era um peixe pequeno mal eu sabia que tinha pela frente umas das mais belas capturas até hoje.

Primeiro começo a notar muita movimentação ao cimo da água mas depois começam os saltos para fora da água, estava incrédulo...mas que espectáculo...o peixe saltava mais do que o comprimento dele fora da água, parecia uma autentica pesca de um blue marlin reduzida a minha realidade, assim que chegou aos meus pés ponho a mão na linha para segurar o peixe e bem que começo a ouvir uns estalos fortes das mandíbulas a abrir e a fechar, seguro firmemente atrás de cabeça e com ajuda do alicate tiro-lhe a amostra que estava cravada e bem cravada, o meu irmão que estava mesmo ao meu lado e que nunca tinha visto nenhum só se vira para mim e disse-me - já valeu a pena ter vindo só para ver sair um bicho desses. e a cor dele ao sol que lindo!

Mando um assobio ao Zé para mostra a minha captura, a quando se chega perto diz-me ele. é pá tiras-te um peixe espada?...eu numa gargalhada enorme - espada!?...este ainda é só agulha hehehe.

Tirei a fotografia da praxe começa uma discussão típica de pescadores, tem um metro.....nã...tem uns 60cm..., saca do tira teimas, acusou 74cm, vou para o devolver a água e lembro-me ...raio...vou ter que ir lá baixo...desço e assim que ele tem a cabeça dentro da água bem que me manda um safanão e desaparece no fundo da ria, nunca pensei que fosse tão rápido.

Aproveitamos que estávamos já todos juntos para malhar mais uma tampinha e continuar a pescar. bem que ferrei outro que me presenteou com 1 saltos mas este não quis fotografia desferrou-se logo.

Desejo a todos os pescadores que tirem pelo menos um peixe destes não pela captura em si mas pelo espectáculo que esta captura pode trazer.

para o fish book fica:

peixe agulha com 74cm

Shimano force master 270

Shimano Symetre 4000FJ

Maria la segunda MI (Sardine)

1 abraço



10 comentários:

  1. Amigo Zé,
    Esse "monstro" é digno de figurar num recorde IGFA. Eheheh

    Abraço e saudações piscatórias

    ResponderEliminar
  2. Viva Zé
    Essa da "pesca de um blue marlin reduzida à minha realidade" desarmou-me
    O importante é que andaste por lá a sticar

    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar
  3. paulo, partindo do principio que o maior exemplar tem 1 metro, bem que é um record pessoal dificil de bater hehehe

    joão, lá safei a grade e olha que contento-me muito com este realidade :)

    1 abraço para cada um

    ResponderEliminar
  4. Viva Zé!

    Os meus parabéns, pela forma como encaras a pesca, as capturas, os peixes...

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  5. E que gozo dão esses Marlins !

    Parabéns pelo peixe, porém há que realçar a atitude !

    ResponderEliminar
  6. Olá Afonso
    Dão muito gozo tirar estes pequenos marlins principalmente por ser a primeira vez.
    parabens pelo teu artigo :)

    1 abraço

    ResponderEliminar
  7. Como qualquer outro peixe independentemente se é bonito ou feio, venenoso ou saboroso é um digno combatente por vezes damos pouco realce a estes peixes que nos fazem ter belos momentos junto ao mar.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Olá António.
    obrigado pelo comentário.
    independentemente ser um agulha ou não espero repetir estas capturas mais vezes, é mesmo um combatente espectacular.

    1 abraço

    ResponderEliminar