domingo, 7 de novembro de 2010

2 Dias 2 Peixes

Robalo do Primeiro dia



Robalo do segundo dia


Dia 1.
.
Depois de uma manhã de trabalho, nada melhor do que uma pesquinha da parte da tarde, começo a pescar com o meu amigo António, o Raul Mendes e o Pedro Soeiro só iam estar no pesqueiro as 17:30, a caminho do pesqueiro cruzo-me com um colega de jornada e pergunto como tinha corrido, ele disse-me que estava desde manhã e que nem um toque tinha sentido, mas que os pesqueiros tinha tudo....menos o peixe...nada melhor do que confirmar.


Carreguem em "Ler artigo completo ->" para lerem o resto


As 18:00 troco de parceiros, o António foi-se embora sem ninguém sentir um peixe, e retomo a minha faina com os meus outros dois colegas.
.
Varejámos os pesqueiros todos a eito, cabeço em cabeço, buraco em buraco...ninguém sentia nada....a medida que a baixa-mar se aproximava começava-se a sentir as amostras a bater em baixo...mas a moral do grupo é espectacular.... sempre animados, como se o peixe só fosse um pequeno pormenor no meio deste convívio.
.
Bem que se dá as 21.00h e chegamos ao fim da linha com um pesqueiro totalmente arreado e deparamo-nos com um fundão que não passava de um grande charco, comecei a dizer que estava na hora de voltar para trás, o Raul todo ofendido....tas tolo olha aqui um lindo pesqueiro...e eu ria-me...-um que??....isto não tem mais que um palmo de água....até vou até ao fim do pesqueiro sem que a água me passe dos joelhos ... e assim fiz...entrei água dentro e a água pouco passou dos joelhos....volto para trás e digo -tas a ver--respondia-me o Raul -Cala-te e lança....e como não queria ser a ovelha negra, pego na amostra para lançar...e vai o Raul, lá vens tu com essa cor...não posso com ela, a amostra era uma maxrap 17 na cor FPGH toda branca com uma mancha roxa, mas com tamanho charco nem me apetecia trocar de amostra...é que era mesmo para lançar uma vez a vazar de lá,   e eu disse-lhe, eu gosto da cor...mas também aqui não vai fazer diferença nenhuma, e vai o Pedro Soeiro...a cor não tem mal....mas essa amostra é que não...é muito grande e os robalos não vão pegar ai....e eu a pensar..é o que me faltava.....num pesqueiro sem água e ainda por cima todos a acharem que estava a fazer as piores opções, mas também estava pouco preocupado, acreditava que assim que todos lançassem pelo menos uma vez íamos sair dai..é que o pesqueiro era mesmo baixinho..
.
Lanço amostra para a água, logo na primeira animação sinto a amostra a bater no fundo....o meu primeiro pensamento... caraças nem devia ter lançado...mas afinal não bateu no fundo.....zzzzzzzzzz drag a cantar...começo aos gritos.....ó pessoal.....o Raul ria-se....pois pensava que estava a brinca....é que costumamos simular ataques para enganar o outro....e vai o Pedro.....é mesmo peixe...e o Raul...não é nada...oi oi é mesmo...tas a ver que este pesqueiro é bom....bem que até foi fácil pô-lo a seco .....é que já estava quase....o pesqueiro era mesmo baixinho...heheheh.
.
lá tivemos 3 amigos a pescar mais meia hora num charco que era mesmo lastimável...hehehehe..mas até essa parte foi engraçada...o pessoal todo animado e pescar num charco de 20cm com amotras de 17cm.... heheheheh ....mesmo sem palavras.....
cá estou eu com o Pedro Soeiro, que fez uma viagem desde Viseu para vir pescar connosco.
.
O Raul foi o fotografo de serviço...pelo que não teve direito a aparecer...


.


Dia 2.
.
5:30h e o despertador a toca....ruma em direcção as bombas de Oiã para me encontrar com o Ricardo Garcia para fazermos a viagem até Aveiro para nos encontrarmos com o resto do pessoal, chegamos ao local marcado e já lá estava o Raul Mendes e o Miguel Pereira...cafezinhos tomados e ruma para o pesqueiro...6:45 e começo a vestir o fato e as botas todas encharcadas na noite anterior....um bom remédio para acordar logo...rrrrrrrr...tão frio.... começamos a pescar e passado uma hora de pesca ainda chovia.
.
O mar estava mesmo a maneira sem vento e com os fundões mais fáceis de reconhecer.... varejamos novamente tudo.....fundões e cabeços....nem toques...fomos até ao fim dos nossos pesqueiros....nada...mesmo no ultimo pesqueiro...já o Ricardo nem o Raul pescava...só falavam....e eu viro-me para o Ricardo..este parece-me ser o melhor pesqueiro que já passamos hoje... o Ricardo...não foi nada o melhor estava ai atrás... eu e o Miguel a pescar e o Raul e o Ricardo na conversa.....eu a pescar e a falar com o Ricardo e o Raul ao mesmo tempo...e começo eu ...oi oi oi .....o carreto nem cantou.....estava de tal forma apertado que tive tempo de reagir....eu a trabalhar o peixe só com a cana e um jogo de cintura...no meio da luta só oiço o Miguel...é tão bom ver a sair peixe...e começa o Ricardo... não faças assim faz assado.... vai a correr em direcção ao peixe.....vai para ali...vai para acola......e eu cá a pensar...tou lixado....não chega ter este peixe na ponta da cana que ainda tenho o Ricardo a "ensinar".....mas está bem...é que quando alguém tira um peixe em grupo....o pessoal todo vibra... até eu quando os outros tiram peixe devo fazer figuras bem piores....mas avante.... passado pouco tempo tinha o peixe a seco..... e começa outra vez o Ricardo no mesmo conceito moralista.... que sorte que tiveste.... nem sei como conseguiste....  uma coisa é certa...este já cá canta para safar a grade...
.
Assim que o peixe ficou a seco começa logo a seguir um vendaval louco...como se de uma maldição contra o Ricardo se tratasse... hehehehe....pena mesmo é que a maldição caiu em cima de todos....pouco mais fizemos depois disso.... o dia estava feito....
.
Como é normal logo a seguir a captura e com um vento louco estávamos 4 pescadores animadíssimos a lançarem para o mesmo metro cúbico de água a ver se o gajo vinha sozinho ou não.... mas estas coisas fazem mesmo parte desta arte, até o Raul e o Ricardo deixaram de conversar e estavam também a pescar, o que um peixe faz...
.
Foi mesmo espectacular estes dois dias com o pessoal, que apesar dos feitios distintos para mim foram dois dias para mais tarde recordar, tenho muita pena de que a festa não desse para todos, e em especial pelo Miguel que estava na sua segunda pescaria nesta arte..... eu estava mesmo fisgado que ele hoje ia enganar um...ficará para uma próxima...
.
A foto do grupo sem o Raul que foi nestes dois dias o fotografo de serviço.
.

.
e que venham mais dias iguais...
.
Material usado.
Cana:  Shimano Forcemaster, 20-50 270cm
Carreto: Shimanop Symetre 4000 FJ
Amostras: Dia 1 Rapala MaxRap 17 FPGH
Dia 2 Daiwa Shore Line Shiner 17 Laser sardine
.
.
1 abraço

16 comentários:

  1. Boas Zé,
    Parabéns pelas capturas, belos robalos.
    É um dos peixinhos que ainda não tive o prazer de apanhar à cana.
    Continuação de boas pescarias
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Rebolo
    Obrigado pelo comentário.

    Quando menos esperar tem um cabeçudo na ponta da linha...

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Zé,

    já pescaste o teu almoço do fim de semana...

    Um escaladinho e outro no forno com tarte de maçã para sobremesa...... Ui ui...

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  4. olá paulo
    neste momento até vai ser o meu jantar..heheh

    a tarte de maçã vai atormentar todos os meus comentários....hehehehe

    1 abraço

    ResponderEliminar
  5. Vejo que pela manhã apanhaste outro matulão. Continuas em grande.
    Abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  6. olá Pedro

    foi mais um matulão pouco mais pequeno do que o da noite anterior..heheheheh

    1 abraço

    ResponderEliminar
  7. Viva Zé,

    Cada tiro... cada melro!!

    Belos exemplares.

    Assim é que é bonito. :)

    Abraço.

    NC

    ResponderEliminar
  8. Olá Nuno
    obrigado pelo teu comentário.
    com peixe é sempre mais bonito

    1 abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo Zé,
    Gosto mais deste Post, com peixe verdadeiro, do que os outros com peixe artificial. AHAHAHAHAH Belos peixes! Espero que continues a malhar neles; ))

    Abraço e saudações piscatórias

    ResponderEliminar
  10. olá Paulo.
    até eu gosto mais destes post...a ver se começo a trocar so falsos por verdadeiros...hehehe

    1 grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Ze bela pesqueria espero que continues a apanhar robalotes desses

    ResponderEliminar
  12. Olá Roberto
    eu espero apanhar desse e maiores, mas desejo isso para mim e para todos os meus seguidores.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabens pelas capturas.
    Tb quero uns desses. :)

    ResponderEliminar
  14. olá hugo...
    vais tirar alguns bem maiores do que estes...
    tudo ao seu tempo.

    obrigado pelo comentário.

    1 abraço

    ResponderEliminar