quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As novas amizades.



Dois anos e poucos dias depois da minha estreia ao spinning paro para pensar em todas as pescarias que fiz, nas grandes diferenças que existem com as outras pescas e no que é que cresci como pescador. Muitas coisas boas aconteceram e muitas coisas menos boas são hoje recordadas com um grande sorriso nos lábios.

Quando me iniciei nesta modalidade andava atrás de um grande exemplar que os fóruns e as revistas anunciavam sempre com uma amostra escondida por entre a boca do peixe e o sorriso do pescador. Então decidi entrar nesse mundo da descoberta, na arte de enganar espécies com comida de plástico.

Rapidamente se passa de um curioso a um coleccionador de amostras, em que a compra de mais de 10 amostras por mes por vezes não era suficiente, procurava uma amostra milagrosa que me desse peixe em todas as minhas pescarias e queria que passasse a ser o meu sorriso a estar por detrás das grandes capturas. As idas a praia passaram a ser rotina e a corrida a todos os locais com água era uma constante, porque quando me iniciei fui advertido que por Aveiro não iria certamente safar a grade e que se queria realmente sacar um grande exemplar, teria que ir a procura deles para outro lado. Rapidamente entendi que era eu um dos poucos a me iniciar nestas lides por Aveiro.

Com o Tempo fui conhecendo outros pescadores, rapidamente e com a troca de informação comecei a entender as melhores alturas para pescar, a partir dai o grupo começou a crescer. Então começaram a aparecer as capturas sempre acompanhadas por alguns amigos que se sentiam igualmente felizes, altura em que uma captura era sempre um motivo para ligar aos amigos e enviar mensagens a contar onde, como e com que é que se capturou. Todas as pescarias eram devidamente escoltadas por um grupo de amigos que sorriam sempre da mesma forma com que começaram a pescar, independentemente do resultado. Bons momentos esses, isso sim é fazer spinning.

Se há coisa de que sou sempre acusado é de contar tudo o que sei, algumas vezes arrependo-me, mas na duvida dou sempre um voto de confiança. Não me lembro de ninguém que não me pedisse ajuda e eu não ajudasse, ou que me pedisse uma hot spot, e se eu o conhecesse não o divulgasse, tenho pescarias marcadas para quase todo o Portugal, pena não me dedicar só ao spinning. Mas por vezes não se nada num mar de rosas, as pessoas deveriam entender que pouco se esconde, e quem mais ganha é geralmente quem mais partilha, pelo menos eu penso assim.

Se para alguns ir pescar, tirar peixe e não contar nada a ninguém é um acto heróico, para todos os outros que sabem o que aconteceu (acabam sempre por saber), aquilo acabou por ser um acto de cobardia e de inveja condenável dentro de qualquer (pseudo) amizade. Sempre acreditei que para um pescador a importância de uma captura era contar aos amigos e partilhar o momento, mas lembraram-me que esse sentimento nem sempre é mutuo.

Mas nem tudo no Spinnig são histórias tristes, conheço um bom punhado de bons pescadores que com poucos dias de pescas conseguiram capturas grandiosas e que apesar de não estarem ligados online a nenhum tipo de rede social, acabam sempre por gastar uns cêntimos a partilhar a alegria com quem mal conhecem. porque a humildade existe, basta abrir o olhos e procurá-la.

Creio que não me vou alargar mais, porque para um bom entendedor meia palavra basta, e estas humildes 638 palavras devem dar para entender muita coisa, não vale a pena me perguntarem para quem é este texto, porque se bem conheço estas novas amizades umas 10 pessoas me devem ligar a dar explicações, que desde já dispenso.

1 abraço

29 comentários:

  1. Boas Zé,
    gostei de ler estas HULMILDES 639 palavras e não 638 HEHE.Penso como tu e até já se passou um episódio caricato comigo em outro blog (amigo nosso)mas é passado ... saúde.

    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grande nuno
      devo ter-me esquecido de contabilizar a assinatura ;)
      os episódios repetem-se...um pouco por todo o lado, tem é que existir humildade para corrigir, avaliar e filtrar amizades.

      1 abraço

      Eliminar
  2. Quanto a mim não quero dar nem receber explicações. As únicas coisas que desejo é lamentar a tua desilusão com quem quer que seja e cimentar a minha amizade cotigo enquanto pessoa e pescador.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não pretendo comentar com ninguém o destinatário deste recado, muitos dos leitores nem conhecem a pessoa e muitos também não devem querer conhecer ;)

      Eliminar
  3. Olá Zé!

    Só espero que continues a pescar e a divertires-te por esses areais fora!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a pescar e a divertir-me estarei certamente, e sempre acompanhado de um bom punhado de amigos

      Eliminar
  4. Boas Zé!

    Gostei bastante do teu texto.

    Quanto à "partilha" - de experiências, aventuras e desventuras - que blogues, redes sociais, fóruns, etc, promovem, penso que dá grande satisfação a quem a faz de uma forma solidária e honesta, sem segundas intenções. Há, porém, o reverso da medalha: partilhas de acontecimentos fictícios, capturas com amostras colocadas à posteriori na boca do peixe para publicitar marcas, etc, etc, etc...

    Cabe aos leitores e cibernautas filtrar o que lêem e os locais onde buscam informação.

    Na qualidade de leitor/seguidor, sigo muitos blogues entre os quais o teu, onde tenho aprendido bastante, bem como alguns fóruns de pesca (cada vez menos).
    Na qualidade de co-autor no meu blogue, sou cada vez mais selectivo na informação que partilho, especialmente no que aos spots de pesca diz respeito. Apesar de concordar contigo quando dizes que uma das coisas que mais prazer dá no spinning é partilhar as capturas com amigos e poder voltar aos spots acompanhado por eles, dando-lhes a conhecer locais onde já fomos felizes, faço os possíveis há já algum tempo por não tornar públicos (entenda-se, online) esses spots.

    É que não sou detentor de nenhum spot, de nenhuma praia, de nenhuma rocha à beira mar plantada, mas custa-me ver locais que fui explorando e onde gradei muitas vezes solitariamente, invadidos por "predadores humanos" quando posto uma captura resultante de muita insistência.

    São opções pessoais na escolha do que se lê e do que se escreve e publica.

    Uma vez mais, dou-te os parabéns pelo teu blogue e pela forma como abordas e vives o Spinning! ;)
    Quando quiseres vir pescar mais a Norte, o convite continua de pé! Cada vez mais prefiro esse tipo de partilha! ;)

    Um abração Zé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá JPC
      para mim qualquer encontro de pescadores promovido por qualquer entidade, forum ou particular é sempre bem vindo, é sempre um ponto de encontro onde se valoriza acima de tudo o convívio e a pesca.

      na partilha, continuo a faze-lo sempre de muito bom grado, até me arrepender pelo menos uma vez, ou até entender que o barco ruma para sítios diferentes. o que é, no meu entender, vergonhoso, é que as pessoas tomam atitudes assumidas e propositadas e esperam que ninguém saiba, e pior do que isso é que quem descobre acaba por não falar nem demonstrar o seu desagrado com as atitudes para não influenciar as pseudo amizades, digo pseudo por entendo que apesar de eu achar-me amigo de alguém noto que esse alguém não me toma como amigo.
      por vezes leio o texto que escrevi e parece uma birra de um menino pescador mimado em que os amigos não contaram de uma pescaria e o rapazito amuou. mas não se trata disso, trata-se antes de uma pessoa que partilha muitas das capturas que os amigos fazem em prol de uma boa jornada de pesca de quem vai pescar, essa pessoa faz umas boas pescarias de uns bons dias seguidos, eu vir a saber diariamente quem anda a tirar peixe por pessoas que nem são da zona, falar com a pessoa pelo menos umas 3 vezes por vários meios diferentes e ela nada diz a respeito das capturas...

      sabes que por vezes penso mesmo que eu é que estou mal, até consigo acreditar que a pessoa não fez as coisas por maldade...mas sei que me estou a enganar e a prejudicar a mim e a mais ninguém, eu olho para os amigos como amigos a tempo inteiro, sem feriados nem fins de semana, não consigo ver as pessoas como sendo amigos durante só algumas horas e que depois disso é só um contacto no telemóvel.

      não acredito em amizades influenciáveis, nem em amizades de passagem e muito menos em amizades de preferências, se calhar a crise também afecta as amizades e eu ainda devo estar a viver no tempo das vacas gordas..

      1 abraço

      Eliminar
  5. Amigo, grandes palavras! Parabéns!
    Pescar é isso mesmo, compartilhar aventuras,dar boas risadas, pegar uns peixes e acima de tudo aproveitar o momento da pescaria, a natureza e os amigos.
    Grande abraço.
    http://pescalitoral.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu pelo menos penso assim, acredito que as capturas sejam das poucas coisas dispensáveis na pesca.

      1 abraço

      Eliminar
  6. Boas Zé,

    É verdade, acho que o nosso conceito de "pesca" e neste caso na modalidade SPINNING, é em tudo semelhante, costumo dizer aos meus AMIGOS com quem partilho grandes e bons momentos de pesca, que as capturas são secundárias, conta sim o espírito, a partilha "daquele" momento, claro que quando esse momento é composto por uma captura a coisa fica mais agradável!! No entanto, tanto na pesca como em qualquer outra situação, há aqueles chamados "interesseiros"!

    Eu vivo intensamente a pesca, tudo o que faz dela um grande momento, desde a preparação do material, a escolha das amostras que vou levar, os pesqueiros, as descidas e deslocações pelos pesqueiros, TUDO. E se esses momentos forem partilhados com nossos amigos! Então é a cereja no topo do bolo!!

    Abraço,
    Nelson Silva
    http://momentos-de-pesca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. olá nelson.

    é mesmo como dizes... não há nada que ultrapasse uma amizade verdadeira e sem interesses
    grande abraço ;)

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    apesar de acompanhar o blog desde há muito é a primeira vez que escrevo, não pela "triste" e lamentável história (eu com os amigos e só com eles partilho tudo o que sei, e não o faço com todos porque principalmente na nossa zona - Aveiro, no meu caso do lado de S. Jacinto há muito "bandido" a destruir a nossa ria), mas sim porque adorei saber que contra "tudo e contra todos" também foste para o areal e toca de experimentar e aprender e insistir, insistir insistir.. fez-me recordar bons tempos! o que importa é estar lá.. este ano já tirei zero peixes, eheheh, mas o que importa é estar lá.. força com o blog e boas pescarias! Filipe

    ResponderEliminar
  9. olá filipe,

    seja qual for o motivo o que custa é mesmo a primeira mensagens, espero ler mais comentários teus porque sempre gostei muito de trocar mensagens com pessoas que pescam próximo de mim. mais tarde ou mais cedo devemos-nos encontrar por esse areal para uma pescaria, é sempre isso que espero das pessoas que pescam por Aveiro e arredores.

    o importante é estar lá e pescar seja qual for o resultado, e podes contentar-te com a minha sorte, este ano só tirei uma maragota e não foi em Aveiro..heheh e se te quiseres mesmo sentir confortável o ultimo robalo que levei para casa foi em Janeiro de 2011...há pois é..porque todos os outros não tinham medida que me satisfizessem e foram todos devolvidos..

    1 abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas Zé,
    Gosto deste texto, e não sou pessoa q goste mto de ler, mas este particularmente gostei.
    A troca e a partilha de experiências tem de existir sempre, e como o disseste e mto bem, esse "dom" não é pra todos...
    Qto ao não conseguires guardar um segredo e pensares q falas demais as vezes, eu tb sou assim, digo tudo. Não é por isso q o peixe acaba... lololol
    Lembras-te num dia q te liguei e tu me contaste "um segredo"? Pois é, não fui... ehehehh
    No fundo, a pesca, mesmo q não pesque nada como é o meu caso ao spinning, é pra me divertir. Pq quem pesca à ganância, certamente não relaxa nada e nem disfruta destes momentos...

    PS: Ah, tb não sou de escrever mto... :)

    Abraço,
    202

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grande 202,
      fico contente por não gostares de escrever muito...senão seria certamente uma desgraça...lol
      pouco mais tenho a acrescentar...creio que já escrevi e respondi a tudo, só me resta agradecer a ua resposta.

      1 abraço

      Eliminar
  11. Boas Ze,
    Falas muita verdade!Mas infelizmente a muitos interesseiros chamasse a isso hoje em dia.
    Por isso cada vez mais gosto de ir sozinho ou acompanhado com verdadeiros amigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Decio

      as vezes penso em pescar sozinho...mas uma coisa é certa, se pescar sozinho, não contar a ninguém, não partilhar nada, e ouvir onde está a sair peixe...então me irei tornar num outro pescador em tudo igual ao que critico... e certamente isso não é para mim ;)

      1 abraço

      Eliminar
    2. Isto nao quer dizer que nao contes ou nao partilhes!Simplesmente contamos e partilhamos com quem mais gostamos ou consideramos verdadeiros amigos:)
      Que sao estes quando mais necessitas tao la para fazer-te companhia.

      Eliminar
  12. oxalá que nos encontremos mesmo, é bom ver alguém com "o" espirito certo, mesmo na praia continuam a coleccionar robalinhos de 300 gramas.... o pessoal de Aveiro sabe da mortandade que se pratica por estes lados.. aliás até podiamos criar uma petição ou qualquer coisa do género a tentar que se fiscalize mais, até se pagam licenças e tudo.. se bem que no ano passado aquando de uma pesca de barco com uma boa captura de douradas a policia maritima encostou perguntou-nos pelo peixe, mostramos-lhe a rede e perguntaram que peixe era.... ridiculoooo.. é o país que temos.. mas já chega de off-topic.. um abraço e bons lances! Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Filipe,
      a partir de hoje a pescaria fica marcada para quando quiseres... é só apitares ;)
      quanto ao tamanho mínimo das capturas em Aveiro, a fiscalização existente...isso daria certamente uma enorme conversa.

      1 abraço

      Eliminar
    2. Ai há fiscalização?! As coisas que vocês ja viram...

      Eliminar
  13. pois pedro como tu fazes uma pesca pela noite dentro, é normal que nunca tenhas visto nada..

    por acaso um colega meu foi fiscalizado 3x na mesma semana, mas eu no entanto só fui fiscalizado 1 vez na vida, e foi no alentejo...

    ResponderEliminar
  14. Olha Zé, quem não deve não teme. Como eu não devo não tenho medo de ser fiscalizado. Fiz, durante 20 anos pesca submarina. Pois nesses 20 anos apenas uma vez a polícia marítima me abordou e porque, como o mar se levantou, tive que sair na zona mais calma que era a zona dos banhistas. Em 20 anos uma vez... isto não é fiscalização.
    Não digo que façam uma caça à multa. Podem fazer fiscalização pedagógica. Podem, à semelhança do que acontece na estrada ter uma base de dados dos pescadores fiscalizados e verificar quem é prevaricador "profissional". A eses, era dar-lhes sem perdão.
    Enfim... podem tanta coisa e não vejo nada.
    Abç.

    ResponderEliminar
  15. Boas,amigo Kaywox,só queria deixar uma palavra de apreço,compreenção,pelo teu desalento e decepção,pois a muito pouco tempo passei pelo mesmo,ja pesco a muitos anos,mas no plástico iniçiei me a cerca de 4 meses tive ajuda de algumas pessoas que me deram umas dicas sobre amostras,mas mesmo assim a coleçao ja vai para cima das 60,comecei por fazer as minhas tentativas experiencias,e começei a obter alguns resultado,os quais acima de tudo só queria partilhar com amigos,amostras cores e pesqueiros,tal como tu acabei por perceber que este sentimento entusiástico,querer partilhar,muitas vezes só nos traz decepção e desalento em relação as pessoas enquanto pescadoras mas principalmente como seres humanos,um abraço.

    ResponderEliminar
  16. muito obrigado pelo teu comentário.
    realmente cada vez é mais difícil escolher as amizades

    1 abraço

    ResponderEliminar
  17. Belas palavras, sinceras e cheias de sentimento.

    Não vale a pena repetir o que já disseram, apenas fico contente que haja mais pessoas com o teu modo de viver a pesca.
    Não faço spinning, ando a aprender teoria para experimentar na nossa grande terra de Aveiro.

    Como no spinning, há que insistir e insistir, mais vale um novo amigo que descartar dois colegas.

    Abraço e até um dia, talvez nos encontremos em algum areal a exercitar as homoplatas ehehehe

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  18. Olá Paulo..

    se és de Aveiro certamente nos encontraremos por lá.

    1 abraço

    ResponderEliminar