segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Saltex - Expelia 130F


A marca Japonesa Saltex lançou recentemente uma amostra mais vocacionada para a pesca aos robalos na Europa a Expelia 130F. Uma amostra desenhada  para ter um lançamento longo e um trabalhar errático e apelativo metas que foram claramente atingidas, pois as suas 26gr, seu corpo de 130mm e cabeça plana perfeitamente alinhada com o corpo da amostra cria uma aerodinâmica ideal que resulta em lançamentos distantes.




A expelia 130F é uma Amostra do tipo slow floating, afunda entre 50 a 200cm, vem equipada com duas fateixas triplas cultiva Nº3, possui um sistema interno de transferência de pesos por esferas.

Na Foto: cor 01 e cor 08


Exteriormente é uma amostra muito bem acabada a nível de pintura, tem olhos 3d e tem um holográficos lateral muito bem conseguido composto pela parte superior com um holográfico padronizado e a metade de inferior com um holográfico liso que espelha cores em todas as direcções. A nível da sua natação, tem um wobling  muito nervoso e  fechado e um rolling muito certo e pronunciado como pode ser visto no vídeo do site da marca. juntamente com as restantes cores em que são produzidas este modelo.





A expelia deve começar a ser comercializada em Portugal muito em breve pelo seu representante em portugal.

Site da Marca: Saltex

Site do Importador: spinart-fishing

Carreguem em "Ler artigo completo ->" para ver mais fotos






















10 comentários:

  1. Tem pinta, mas a pala... parece-me bastante "afundante" e, ao contrário do que a marca diz, pouco adaptável a grande parte da nossa zona.
    Posso estar enganado, mas suspeito que pela forma da sua pala não será bem assim. Além disso suspeito também porque afundar 50 a 200cm é uma margem bastante grande. Se fosse entre os 50 e os 100 ou 120cm já acharia diferente, mas até 200cm faz-me ficar um pouco à retranca.
    Fico a aguardar a opinião de quem a testou.
    Abraço Zé
    Luís Almeida

    ResponderEliminar
  2. olá Luis
    se o tempo se mantiver, sábado já te tiro as dúvidas.
    mas desde já te digo que não acredito que afunde muito mais do que os 2 metros, por baixo a amostra faz pouco angulo com a "palheta", mas claro se correr bem falo melhor contigo a partir de sábado.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois Zé, mas se rondar os dois metros achas que é boa para a nossa costa? Achas que para quem bate, como tu, essencialmente areia, tem nela uma boa opção?
    É essencialmente essa a minha reticência, nada mais. De qualquer forma fico a aguardar novidades.
    Abraço
    Luís Almeida

    ResponderEliminar
  4. olá Luis, se fosse afundante, talvez não, mas sendo flutuante creio que poderá ser uma boa opção em muitas alturas, quantas amostras tens afundantes que as deixas cair bem mais do que 2 metros... pois eu tenho algumas e certamente tu tambem, alem da praia pesco nos molhes da ria de aveiro, lá pesco muito com vinis porque é lá em baixo que posso encontrar um trofeu e não duvido que para mim para esses pesqueiros possa ser uma boa opção.

    mas depois conto-te o que achei.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas, A Expelia é uma amostra flutuante mas que sobe muito devagar à superfície. As amostras com palas do género atingem profundidades de acordo com a técnica de recuperação. Se eu recuperar a Expelia com a cana totalmente baixa e se estiver a pescar ao nível da agua com uma carreto 6:2:1 é possível chegar aos 2 metros de profundidade. Se eu quiser pescar com a Expelia num pesqueiro com 1 metro de profundidade também consigo fazê-lo, basta trabalhar a amostra com a cana ao alto e recuperar mais devagar.
    Só mais um aspecto, a pala da amostra parece grande mas reparem bem no ângulo que faz em relação à agua. É um ângulo mais aberto e a própria cabeça da amostra é uma continuação da pala...
    Em termos de natação está tb excelente. Uma amostra para o inverno, seguramente.
    Boas pescas e C&R.

    ResponderEliminar
  6. olá fernando.

    sei que o que explicas não é novidade para o Luis, acredito que deve ter algumas amostras deste género com ele.

    obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar
  7. Tenho sim... no entanto espero para ver. Apesar de continuar a achar que é uma oscilação grande (independentemente de ser suspending), depois de ter lido o comentário do Fernando admito que olhei melhor para a pala e vi (na 3ª foto), além do que o Fernando escreveu, uma espécie de mudança de ângulo na sua parte final. Não sei se percebi bem a imagem, mas se assim for isso deixa-me ainda mais curioso, pois é efectivamente uma pala invulgar e que pode ter um bom efeito. As palas invulgares têm-se revelado uma boa surpresa para mim. Recentemente adquiri duas seaspin Bugino 140 e estou fascinado com elas. Palas invulgares, lançamentos soberbos, várias formas de ser animadas e boa resistência à agitação do mar...
    Que a saltex traga realmente mais um bom produto, pois é uma marca de grande referência no mercado internacional.
    Luís Almeida

    ResponderEliminar
  8. alem das fotos na página principal, se abrires o artigo completo tem sempre mais fotos, que podes bem clicar nelas para as ampliar.

    http://kaywox.blogspot.com/2011/11/saltex-expelia-130f.html

    1 abraço

    ResponderEliminar
  9. Boas Zé,

    esta amostra parece-me matadora...

    Só falta lançar bem ;)

    Abr, Matos

    ResponderEliminar
  10. grande matos..

    não é má a lançar, claro que não é uma long casting, mas as suas 26gr chegam muito bem

    1 abraço

    ResponderEliminar