segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Finalmente.... Policia marítima em Aveiro.


É com enorme agrado que publico no meu blog uma acção de rotina por parte da Policia Marítima de Aveiro em que recolhiam todas as redes majoeiras colocadas ao longo da praia entre a Barra e a Vagueira.

Conforma falado pessoalmente com os agentes tratava-se de uma acção agendada e não de queixa, o que me deixou ainda mais satisfeito, o acontecimento deu-se no domingo de manhã por volta das 10h em que 2 agentes de deslocavam de moto 4 e retiravam do mar as redes e mais um agente deslocava-se de jipe com as redes recolhidas.



Os agentes ainda nos forneceram o numero para onde devemos ligar caso verifiquemos redes colocadas nas praias e agradecem que os informemos com a maior brevidade para as retirarem. Num. 234 397 246

14 comentários:

  1. Assim como é ke um gajo apanha peixe??
    Só é pena as 3 ou 4 vezes ke já os chamei e ..... foste lá tu? assim foram eles!!!
    Mas pronto, desta fizeram mossa e ainda bem!
    Agora Zé, já devem passar alguns até ás amostras...eheheh

    Carlos Padilha

    ResponderEliminar
  2. creio que agora já pode ser que alguns cheguem as amostras.... que pelo menos é uma pesca legal ;)

    muitos já ligaram para lá...mas sempre com desculpas e ao fim de alguns dias as coisas estavam iguais...

    mas se se fala mal quando agem mal, hoje deve ser dia para falar bem, e é isso mesmo que estou a fazer.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Registo com alegria que a vigilância se faz. Registo o número de telefone, espero que se faça acções destas mais vezes.
    Parabéns à policia marítima.
    Eu já fui fiscalizado deste Setembro três vezes.
    Um abraço
    Romão

    ResponderEliminar
  4. Ola Ze!

    Se me contasses uma coisa destas...diza logo: Esta a delirar!

    Mas não...tambem vi com os meus proprios olhos que a terra há-de comer!

    Ainda bem que começamos a ver acções destas!

    No proximo fim de semana vamos encontra-los outra vez! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. olá romão.

    por acaso tenho que admitir que em 2 anos só fui fiscalizado 1 vez e foi na costa vicentina...
    em aveiro até hoje nunca fui fiscalizado...

    mas fico contente em saber que andamos a descontar para alguma coisa.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  6. grande ninja

    e não há-de ser só os olhos...fica descansado, mas mesmo assim pode ser que sejas cremado... brincadeiras a parte..

    fiquei também muito satisfeito em ver uma coisa destas....espero que seja mais vezes.

    quanto a ultima tua deixa nem sei se falas da PM ou das redes ;)

    1 abraço

    ResponderEliminar
  7. É um começo ou uma continuação.
    Quantas vezes nos interrogamos a razão pela qual peixe não encosta. Olhamos ao longe e lá estão elas, umas vezes bem perto...Força à PM para limpar essa malta das aguas...

    ResponderEliminar
  8. olá Fernando.

    espero muito que estas atitudes por parte da PM se repitam mais vezes...

    se o repetissem muitas vezes nem se arriscavam a meter redes...

    1 abraço

    ResponderEliminar
  9. Dou-vos um conselho , sempre que detectem uma qualquer situação irregular deste género , liguem para o piquet da policia Maritima e peçam sempre para identificar quem é o Agente que recebe a chamada , mesmo que ele se queira esquivar , insistam , são obrigados a fazer isso , estando o Agente identificado terá obrigatoriamente de haver resposta por parte do piquet , não acontecendo apresentem queixa no posto ! Funciona sempre !!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá José Santana.

    muito obrigado por esta dica, acredito que muitos assim como eu não sabiam.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde. De facto, confesso que estou petrificado com o nível de inteligência e esclarecimento apresentado pelos srs. comentadores. Começo por dar os parabéns ao sr do blog pela fantástica expressão: "ameixoeiras". Para os leitores mais desatentos, é com estes utensílios que se apanham aqueles frutos deliciosos que tanto consumimos no verão: as ameixas. Depois, ao sr. José Santana, gostaria igualmente de lhe dar os parabéns! seu malandrote, pois é, a si não há ronha policial que lhe dê a volta, não é? Eles tentam esquivar-se mas v.exa., com essa tecnica do: "com quem estou a falar?" obriga-os logo a comparecer no local não é? muito boa técnica... simplesmente genial. Amiguinhos, não sejam anjinhos, ok? 1º Essas redes chamam-se "majoeiras", servem para apnhar peixe, não ameixas. 2º O sr. iluminado, já alguma vez pensou que, o agente que está de piquete pode não lhe fornecer o nome, ou fornecer um nome fictício? e depois v.exa, vai-se queixar de quem? Lamento ter estragado a sua fantástica técnica mas é assim, já vi que v.exa. tem talento, por isso, invente outra. Abraços a todos os "ameixoeiros"!

    ResponderEliminar
  12. olá Sr. Anónimo.
    antes de mais obrigado pelo seu comentário, desde já agradeço pela chamada de atenção que já está devidamente corregido.

    acredito que os leitores acabaram por entender de quais redes falava.

    também não deixa de ser verdade que que o agente pode dar um nome falso, mas também não entendo o porque do agente assim o fazer, porque os piquetes naquela hora não são feitos por muito agentes.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  13. A area de actuação da Polícia Marítima de Aveiro é enorme, e a questão aqui colocada não passa de uma mera contra-ordenação. A força policial aqui mencionada já efectua este trabaho (remoção de redes ilegais) há muito tempo (conta já com vários quilometros de redes apreendidas) agora não esperem é que basta contactar o piquete da polícia pois na área ENORME de actuação desta força policial não existem só redes...e o agente, como é obvio vai-se identificar, mas isso não quer obrigatoriamente dizer que a equipa tenha de se deslocar para o o local pois na área marítima existem vária contra-ordenações e crimes e não só redes majoeiras mas, tenho a certeza que todas as chamdas para a polícia são atendidas e tudo é tido em conta para organizar operações consertadas como as que relatam, pois não tenham dúvidas que estamos cá para cumprir e fazer cumprir (este ano já várias destas operações foram realizadas).

    ResponderEliminar
  14. Olá Sr. anónimo.!

    Desde já quero agradecer novamente o seu comentário, acredito que a policia marítima em muitas alturas tem mais que fazer do que ir a correr para a praia por causa de um telefonema de um pescador que perdeu a sua amostra numa rede que foi colocada ilegalmente.

    mas a verdade é que se nota alguma falta de importância constante a estas situações, para não falar em alguma desvalorização a maioria dos telefonemas por vezes feitos, é só passar pela barra para ver a dimensão dos "enormes" sargos, robalos, douradas e safios que são sempre bons para fritar... ver os pescadores embarcados a pescar em locais que alem de proibidos por vezes são perigosos para os próprios pescadores, para não falar das inúmeras situações conhecidas de banhistas e surfistas que quase ficaram no mar preso a umas dessas redes, certamente deve estar a pensar que é a mesma cantiga de sempre... e não é que eu infelizmente penso o mesmo...

    Um pouco alheio a esses pensamento, o meu principal objectivo em escrever este artigo é enaltecer esta acção, e claro apoiar e espalhar a noticia, pois quero ter conhecimento destas e de muitas outras acções que sejam efectuadas, e quero acreditar que são feitas com cada vez mais frequência.

    Gostava de ter conhecimento das várias acções que são feitas para as notificar constantemente, porque por vezes basta espalhar a noticia para que muitos cumpram a lei e para que os queixosos fiquem satisfeitos em saber que afinal a nossa policia marítima está cada vez mais do lado de quem cumpre a lei. Quem sabe se com estas pequenas acções a PM tenha cada vez menos telefonemas dessas situações menos importantes para ficar com mais tempo para as operações de devida importância.

    caso prefira pode enviar-me um e-mail com essas informações (kaywox@hotmail.com)que eu terei todo o prazer de noticiar os acontecimentos, pode escrever anonimamente ou não, que também não revelarei as fontes desde que a veracidade se comprove.

    1 abraço

    ResponderEliminar