terça-feira, 2 de março de 2010

Dourada - Sparus Auratus


Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sparidae
Género: Sparus
Espécie: Sparus auratus (Linnaeus, 1758)
Nome Comum em Portugal: Dourada
.
Tamanho mínimo de captura: 19cm
Com uma idade máxima conhecida de 11 Anos pode atingir mais de 120cm de comprimentos e mais de 15Kg de peso.
.
Sendo da família dos sargos, pargos, bogas e gorazes, tem o corpo todo coberto por escamas, é lateralmente comprido, de dorso alto, cabeça pequena em relação ao resto do corpo, boca pequena, nariz curto e olhos grandes. Barbatanas muito desenvolvidas e espinhosas, de cor cinzento azulado no dorso, prateado no abdómen, com uma lista dourada entre os olhos dai a proveniência do seu nome.
.
Possui uma dentição muito característica com 4 a 6 dentes caninos por maxilar e mais 2 a 4 fiadas de dentes que se tornam progressivamente arredondados. Como é um peixe essencialmente carnívoro e geralmente marisqueiro esta dentição permite-lhe partir conchas grossas dos moluscos, bivalves e crustáceos enquanto se alimenta, alimentando-se também de pequenos invertebrados, peixes de reduzidas dimensões e ocasionalmente de algas.
.
É um peixe muito vulgar nas nossas águas sendo a sua distribuição geográfica no Atlântico, desde as ilhas Britânicas até Cabo Verde, incluindo as Canárias e Mediterrâneo podendo aparecer ainda no Mar Negro.
São geralmente sedentários e solitários mas pode-se encontrar em pequenos cardumes, apesar de uma descrição tão feroz é um peixe muito tímido. Andam normalmente próximo das costas, Aparece até aos 150 metros de profundidade, mas é mais frequente estarem entre 25 e 30 metros.
.
A sua pesca pode ser feita em quase todas as técnicas, tanto de embarcada como da costa, cada uma na sua devida altura. Dando-se preferência por fundos circundantes rochosos ou mistos, é um peixe mais activo durante o dia tendo alguma actividade em noites claras de lua cheia, como isco destaca-se os caranguejos moles, sardinha, navalha, amêijoa, camarão e claro com umas iscadas de casulo ou outros anelídeos, é um peixe que dá preferência a iscadas generosas e dá muita luta quando ferrada, devendo-se por isso que optar por anzóis fortes para não abrirem nem partiram, tem-se que ter muita atenção em não colocar os dedos dentro da boca quando tem um peso acima dos 2 kg.
.
A desova ocorre aproximadamente no mês de Dezembro geralmente perto dos estuários dos rios, reaparecendo gradualmente a partir de Março estando em grande actividade na nossa costa entre finais de Julho até finais de Setembro, a partir de Setembro rumam para águas mais profundas para nidificar e completarem assim o seu ciclo de vida.

2 comentários:

  1. Boas Zé! Pois como tu dizes elas gostam de temperaturas acima dos 17º sim, mas aki em baixo por exemplo a agua ainda está a 22º e mesmo assim elas n encostam em força como nos outros anos, vamos a ver os proximos dias o k acontece...
    Saude

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro
    Boa sorte lá em baixo com as douradas, porque desconfio que aqui já foram.


    1 abraço

    ResponderEliminar