segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A importância de parceiro para pescar.

Quero aqui deixar umas palavras a título de desabafo quanto aos vários parceiros de pesca que tive.

Se é verdade que os meus colegas de copos são aqueles com que me sinto melhor a pescar, não é menos verdade que foi com os mais velhos que mais tenho aprendido.

A escolha de um parceiro para pescar torna-se imprescindível em alturas em que se ferra um peixe maiorzito, ou em alturas em que alguma coisa ficou esquecida, quem já não perdeu aquele peixe tipo atum por não ser ter ninguém para nos ajudar, quantas vezes não se fica sem isco e sem locais por perto para o comprar, pode ser este um dos motivos que cada vez mais tento sempre ter alguém de confiança por perto nas minhas jornadas.
Enquanto muitos pescadores não tem problemas nenhum em pedir rapidamente ajuda a colegas desconhecidos, existem muitos que ou por vergonha ou por orgulho não o fazem. Uma coisa é certa, nas minhas jornadas, nunca tive nenhum problema em acudir rapidamente colegas desconhecidos sem que eles me peçam ajuda.

Em todas as pescas que realizei, divido os parceiros em 2 tipos, Os amigos e os pescadores, não é que os amigos não sejam pescadores e vice-versa, mas é que com a minha idade, os pescadores são aqueles que tratam o mar por tu, regra geral muito mais velhos que eu, aqueles parceiros que já tem muitos anos disto, aqueles que para eles pescar é acima de tudo ensinar os mais novos o como é que se pesca, aqueles com que se passa grandes secas o ouvir sempre um zumzumzum de como é que se faz e quase nos obrigam a fazer igual a eles. É claro que estou a ser muito cruel com estas palavras, mas o certo é que tudo aquilo que eles dizem quer queiramos ou não é sempre com o intuito de nos ajudar, e resumidamente, até estão certos.
Com estes no fim de uma jornada aprende-se sempre alguma coisa, nem que não seja ouvir de como era as pescas para ele antigamente, por mais maçador que seja para eles no final são sempre os primeiros a nos dizer “então quando é a próxima pesca”.

Com os amigos é sempre diferente, é um bocado melhor passado em que pouco se aprende, resume-se em ver quem pesca menos para pagar os martinis no fim, ou então resume-se em horas na conversa e fazer só 2 lançamentos.

Sendo os parceiros de pesca de qualquer tipo, idade ou sexo, sejam eles pescadores ou simplesmente alguém que fica a ver como é pescar, uma coisa é certa dá sempre muito jeito ter alguém por perto nem que mal não seja para ver pelas nossas coisas enquanto se vai a casa de banho.

2 comentários:

  1. Viva Zé
    Não penses que não liguei nenhuma ao teu blogue
    Vim cá quando ainda só tinhas a foto do teu grande companheiro de 4 patas e depois com o tópico já bem composto e os comentários daqueles bons malandros com quem pesco
    Resolvi nada escrever nesse dia vá-se lá saber porquê!
    Hoje vinha cá feito velho chato (sou sempre mais ia ser ainda mais…) para te dizer que não perdesses o entusiasmo inicial e fosses escrevendo regularmente umas coisas, blablabla
    Qual não é o meu espanto já vais por aqui fora, escrita fácil, temas interessantes ao sabor do que te vai no pensamento, teclas por vezes depressa demais e saltas umas letras… mas tudo bem
    Ou seja, dou-te os meus parabéns!
    Quanto à pesca, bom… pela forma como pensas e vives a tua pesca és já um bom pescador.
    Quanto aos peixes não te preocupes que mais tarde ou mais cedo hão-de chegar os tamanho XXL. Entretanto, olhos e ouvidos bem abertos e a cabeça sempre a trabalhar, aprende com os outros e contigo próprio, analisa e questiona tudo, procura soluções quando as coisas não correm bem, guarda na memória o que consideres correcto.
    Por hoje fico por aqui, uma grande abraço, força e que o teu blogue cresça, com muitos temas interessantes e muitos leitores
    João Martins
    .

    ResponderEliminar
  2. Grande João,
    ainda bem que estas a gostar do blogue, sei que por vezes teclo depressa e por vezes salto letras ou as troco de ordem, começo a pensar que tenho uma dislecsia a escrever nos pc's.
    quando escrevi o artigo pensei principalmente nas pessoas com que pesco geralmente, tu o vira o ernesto o nuno e o resto do pessoal do forum são sem dúvida um caso a parte, são uns amigos que apesar de não serem dos copos (por enquanto), são sempre uns grandes amigos, que acima de tudo tem sempre muito para ensinar. é convosco que tenho aprendido 95% do que sei, e tenho muita pena de termos 250km de diferença, mas a vida é assim.
    grande abraço


    ps. quanto aos xxl, para mim é o que menos importa, quando aparecer reparas logo. :)

    ResponderEliminar