
Fabricado em: USA
Site da marca: http://www.sunsetlineandtwine.com/

Aos poucos chega o calor e com ele começa a encostar na ria de Aveiro o peixe, mais concretamente a dourada, até aqui tudo bem...mas junto com as douradas abrem-se as fronteiras para todo o tipo de pescadores da península ibérica, e de todos os tipos de pesca, até mesmo aquelas pescas que nunca ninguém viu.
Começou a invasão dos 4 meses, vêm em grupos, sozinhos, em família...em fim cada vez são mais, e a dourada quase que nem entrou. É pessoal do norte, do centro, do sul, de Espanha...nem tenho letras suficientes no meu teclado para enumerar tanta gente, tudo para pescar, não interessa como nem com que isco, o que interessa mesmo é pescar, cada pescador com a sua mania e cada um com o seu feitio lá toda a gente tem-se que amanhar com o vizinho que calha...(vizinho é a favor porque por vezes se pesca com uma diferença de 2 metros)
Posto de parte ficam todos os pescadores que com muito gosto rumam durante todo o ano para matar o vício, aqueles que realmente conhecem todos os cantos da casa.
Nesta altura é que se reconhece quem pesca todo o ano e quem vai lá só no verão, quem vai lá durante todo o ano, chega ao fim de semana e só quer é passear para ver o que se passa, porque para pescar ao fim de semana, só mesmo nos pesqueiros escondidos, Os trunfos estão escondidos debaixo da manga e sabe-se bem quais são os sítios onde as nossas amigas encostam de uma forma mais relaxada.
Para quem quiser entrar na guerra dos "melhores" pesqueiros só tem uma regra de ouro, as 6:00 AM, nem um minuto a mais, é esta a hora que divide entre o escolher e o arranjar um pesqueiro, é a hora em que divide a noite do dia, as lojas de pesca abertas ou fechadas.
Para todos aqueles que querem ir as douradas em Aveiro nesta altura deixo uma dica, não se matem e vejam os pesqueiros com olhos de peixe e verão que tem muitos bons pesqueiros com muito menos barulho.
1 abraço
zé
Ontem eu e mais o meu amigo António arranquei para uma suposta ida as douradas, jornada que se revelava num autentico desgraça, iscadas de mexilhão, casulo navalha, caranguejo da pedra e pilado e nem um mísero toque.
Como tinha que ficar até as 12:30 e ainda era cedo decidi mandar umas amostras para a água, já não chegava o meu colega a perguntar o que é que andava a fazer como ainda mais dois pescadores foram-se meter comigo com aquelas típicas conversas de: acha que algum peixe vai comer isso...ou...até gostava de ver tirar alguma coisas (em tom irónico). mas prontos como é para o lado que durmo melhor lá continuei e bem que os pescadores se fartaram de me chatear que voltaram para o pé das canas deles (a 10 metros).
bem que me lembro de experimentar uns vinis com cabeçotes incorporados de 43gr e ao segundo lançamento bem que sinto a cana toda vergada, de inicio pensei que era maior mas bem que notei que rapidamente o meu amigo estava cansado, assim que o levantei cá para cima bem que começa o meu colega...é pá qualquer dia bem que me convences a comprar uma canita dessas, e voltam os pescadores a perguntar como é que o robalo tinha o vinil todo metido dentro da boca.
apesar de achar que foi um péssimo dia de pesca com um robalito que talvez tivesse 1 kg, bem que fiquei todo contente por tirar mais peixe que os outros pescadores que andavam lá só a meter veneno.
ficam as fotos do salvador da grade.
Esta etapa de recuperação do Santa Maria Manuela foi concluída tendo o navio dado entrada na Barra do Porto de Aveiro no dia 02 de Maio.
Está aberto ao publico para visitas aos sábados das 15:00 até as 18:00 e encontra-se na doca do Pascoal & Filhos, SA na Gafanha da Nazaré, no passado sábado tive oportunidade de ir espreitar um dos nossos grandes patrimónios.
Deixo o link do blog oficial do barco http://santamariamanuela.blogspot.com/
assim como o link para este fantástico video http://www.patricioclan.org/video/vids/flvplayer.swf?file=cod-fishing-1966-m-smmanuela.flv&autostart=true&fs=true
Boas Pescarias
Zé