quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tide Minnow Slim 175 - Palhetas [ Teflon VS Acrilico ]


Algumas pessoas me têm questionado ultimamente sobre versão das TMS175 de palheta de teflon, pelo que decidi criar um artigo referente a estas palhetas, onde não posso deixar de referir a historia da TMS175.

A Tide Minnow Slim 175 deve ser um dos melhores Jerkbaits Long Cast existentes no mercado na actualidade, penso que foi a primeira marca a criar uma amostra long Cast com mais de 160mm de comprimento, no entanto esta amostra foi criada para ser utilizada de barco, de forma a se atingir pesqueiros mais distantes, evitando uma aproximação da embarcação ao hot spot  e minimizando desta forma que o peixe se afastasse com o barulho.

Esta amostra teve tanto sucesso que rapidamente foi utilizada pelos pescadores de costa, onde ganhou o grande estatuto que tem.

No entanto a sua palheta não foi projectada para ser utilizada em pesqueiros rasos de pedra, mas devido a sua real efectividade que esta amostra tem, tornou-se para muitos pescadores obrigatório o uso dela nestas condições. O que acontece é que com alguns impactos nas pedras a sua palheta parte, ficando a amostra inutilizada.

Dos países onde esta amostra é utilizada nestas condições destacaram-se Italia, França, Espanha e Portugal, países onde começaram a aparecer os primeiros comentários da fragilidade da palheta da TMS175.

Em finais de 2012 o importador da DUO para a Europa mandou produzir uma série de cores da TMS175 com palhetas de teflon para serem comercializadas em Espanha e Portugal. Estas palhetas não afectavam o seu lançamento nem o seu desempenho e eram construídas num material mais flexível o que permitia que a amostra pudesse embater repetidamente nas rochas sem partir a palheta. No entanto rapidamente notou-se que estas palhetas (teflon) sofriam de um rápido desgaste o que fazia com que deixassem de trabalhar correctamente.


As amostras de palheta de teflon distinguem-se rapidamente das palhetas acrílicas, isto porque as palhetas de teflon são brancas e as acrílicas são transparentes.


Apesar de muitos me colocarem a questão de qual a palheta a escolher para ser utilizada em pesqueiros de pedra, eu não consigo responder, isto porque depende da perspectiva de cada pescador. Por um lado as palhetas de teflon aguentam muitos mais impactos do que as palhetas acrílicas, mas desgastam, por outro lado as palhetas de acrílico não desgastam, mas em embates mais duros podem partir, no meio disto não nos podemos esquecer de que quem pesca em pesqueiros de fundos rasos de pedra, perde muitas amostras devido ao ficarem presas pelas fateixas. E é nesse ponto que as pessoas devem pensar, será que o pescador perde mais amostras do que aquelas que lhe chegam com a palheta partida!? Quantos lançamentos em locais muito complicados se conseguem fazer sem perder a amostra!? É que se perde uma amostra por pescaria se calhar é preferível optar pelas palhetas de teflon que essa amostra dificilmente irá sofrer o mal do desgaste porque entretanto fica presa nas rochas.


Se perderem muitas amostras talvez será preferível utilizar as TMS175 com anzóis simples ou mesmo duplos mas virados para cima. Como se calhar será preferível utilizar esta amostra de forma mais cuidadosa.

No meio de tudo isto, podem-me perguntar, mas afinal o que é que eu faço!?, eu regra geral uso palhetas acrílicas, isto porque pesco mais em praias do que em pesqueiros de pedra, no entanto tenho algumas cores com palhetas de teflon para estas situações, algumas delas estão equipadas com anzóis simples Decoy JS1 tamanho 3/0 ou 4/0, no entanto nestes pesqueiros uso-as de forma precavida e mesmo assim foram muito poucas as que consegui safar com a palheta gasta, isto porque entretanto ficaram presas, mas mesmo assim continuo a optar pelas palhetas de teflon quando vou a pesqueiros muito complicados.

De parte da DUO estão a analisar todos os pros e contras para a resolução deste problema, mas ainda está em fase de análise.


1 abraço

16 comentários:

  1. Palhetas de teflon para locais de pedra e palhetas de acrilico para areia. O teflon desgasta-se rapidamente em locais de areia (efeito de lixa). Também ouvi dizer que foi sugerido à Ultimate Fishing que as TMS viessem com as duas modalidades de palhetas e depois o pescador escolhia a que aueria montar... Se assim for, a DUO teria que rever o sistema de encaixe das palhetas, o que não me parece que seja assim tão fácil...
    Relativamente às TMS200, apesar das palhetas parecerem mais robustas (semelhantes às Saltigas), padecem do mesmo mal das TMS175 (frágeis). Penso que já era tempo da DUO pensar numa alternativa mais fiavel senão arrisca-se a ser ultrapassada pelas imitações LC (low cost) como já acontece com os carretes em relação às bobines de teflon.

    Saúde e boas varadas na estreia da Tenryu ; ))

    ResponderEliminar
  2. Olá PêJotaFixe ;)
    O sistema da palhetas amovíveis não me parece viavel, admito que se alterassem o material a injectar nas palhetas e passassem a ser feitas em policarbonato compacto as palhetas ficavam inquebráveis sem alterar o resto da produção e sem perder os moldes... mas isso é outra guerra.
    quanto as TMS200, conto em fazer um artigo em breve, porque as pessoas esqauecem-se que apesar de lançar talvez algo menos do que as 175, nadam numa camada de água mais superficial o que por vezes se torna mais vantajoso em pesqueiros mais complicados.
    a alternativa deve passar por relançar a TMS175 assim como fizeram com a TMS140, mas isto estou eu a divagar....

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Mais uma excelente revisão Zé!
    Já tive Duos com ambos os tipos de palheta e sinceramente prefiro as de acrílico.
    Como sabes, pesco em 99% das vezes em pesqueiros de pedra, aliás, alguns são autênticas pedreiras, e mesmo assim prefiro o acrílico.
    As palhetas em acrílico da Duo nem são das mais frágeis, mas não gosto das de teflon por serem muito "moles"; mais do que o desgaste é a deformação que sofrem com o tempo o que acaba por condicionar perda de eficácia ao nadar.

    Felizmente não perco uma amostra destas por pesca... só o Cristiano Ronaldo é que se pode dar a um luxo desses. O elevadíssimo preço destas amostras é, esse sim, a sua única desvantagem!

    Um abração mestre e vê lá se apitas para irmos soltar o aço! A partir da Quarta que vem estou de férias! ;)

    ResponderEliminar
  4. Grande JPC.
    obrigado pelo teu comentário, mas pelos 2 comentáros que fizeram no glog deu para entender que não posso mesmo dar uma sugestão viavel, porque a opção varia de pescador para pescador. mas não deixei de dar a minha opinião e os pros e contras destas palhetas.

    1 abração, e quando tiver um tempinho apito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deste a tua opinião e devidamente fundamentada e referiste claramente os prós e contras dos dois modelos.
      Gostos são gostos e não se pode agradar a gregos e a troianos! ;)

      E a pesquinha? Quero ter essa cana vermelha ao meu lado, a ver se a parto!

      Eliminar
  5. 2.600 já levantou (em peso), por isso vais ter que te esforçar para a partir... ;)

    ResponderEliminar
  6. queres ir lá no sábado??? posso ir das 15h de sábado até as 8h de domingo

    ResponderEliminar
  7. eu espero sim senhor.... vou pescar hoje para o tal pesqueiro "X", amanha vou aos serrajões para o Pesqueiro "Y", pelo que a provável pesca ao pesqueiro em causa está por definir, pelo que espero por ti sim senhor...
    o professor entendeu?

    ResponderEliminar
  8. Boas mais uma vez Zé

    Sendo eu um pouco verde nesta coisa do spinning, posso dizer que já esperimentei os dois tipos de palheta, graças a deus ainda não parti nenhuma mas a de teflon já mostra algum desgaste na ponta...

    Inclusive tenho esta cor vermelha que comprei com tanta espectativa e até hoje ainda nao me tirou um peixe , qualquer dia vai para as suplentes kekekeke

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá Jorge

    como tinha algumas perguntas constantes destas palhetas decidi criar este artigo com os pontos de maior destaque e inclusive aquilo que eu pessoalmente faço de forma a que as pessoas melhor entendam com o que contam.

    quanto a esta cor em especifico, para mim é uma amostra para usar de noite, experimenta-a em luas de quarto em pesqueiros onde se forma um longo espumeiro e depois contas-te os resultados ;)

    1 abraço


    ResponderEliminar
  10. Olá.
    Como sabes, uso e abuso destas amostras que são 5 *.
    Relativamente às palhetas considero que são o seu ponto mais fraco. Quando parti as palhetas a duas das amostras, foram aplicadas cópias das palhetas das 175 slim que se mantêm até hoje e mantiveram a eficácia das amostras. Julgo que a DUO poderia considerar esta opção como uma alternativa válida e aplicar estas palhetas que são muito mais robustas.
    Abç.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vamos ver se eles alteram as palhetas ou não, até lá vamos esperando (que remédio)

      Eliminar
  11. Olá Zé,

    Parabéns pelo bom artigo que aqui escreves, de facto estas são amostras fabulosas com um problema de concepção que a marca foi tentando resolver.

    Já muito foi aqui escrito, praticamente está tudo dito e apenas me permito acrescentar um ponto de vista pessoal que como sabes não é nem inocente nem desprovido de fundamentado conhecimento de causa pois há muito tempo que sou um fã das DUO.

    As palas de teflon foram uma solução contra a quebra das acrilicas, o desenvolvimento não contemplou o desgaste que o teflon poderia ter e na minha opinião perderam por isso. Ninguém pensou que pior que não ter uma pala, é ter uma pala que não deixa trabalhar a amostra, por esse motivo nunca gostei das palas de teflon, apenas comprei 3 amostras dessas e não as uso porque já não trabalham, ou seja tenho que lhes substituir a pala também.

    Mas a DUO não está a dormir, tanto quanto sei tem um projecto muito claro para resolver essa situação a curto prazo, já em estudo pela sua equipa de projectistas, principalmente no campo da mecânica de materiais, enveredando por um material mais tenaz que o acrílico que terá a dureza suficiente para não sofrer o desgaste que o teflon sofre.

    Mas também te digo com toda a sinceridade que apenas parti uma pala numa H134 em toda a minha vida, como sabes pesco 99% em zonas de muita muita pedra onde o maior problema é perder uma amostra destas numa dessas pedras.

    Mas a verdade é que apenas parti uma, da mesma forma apenas perdi uma DUO TMS175 H11 que ficou irremediavelmente presa a uma pedra, como sabes as DUO's batem bem na pedra e saltam evitando priões e nesse caso as de acrílico são bem melhores e dão uma grande vantagem a esta amostra contra todas as outras.

    Mais uma vez parabéns pela boa discussão lançada!

    Grande abraço!


    ResponderEliminar
  12. Olá Armando.
    antes de mais deixa-me agradecer pelo teu comentário, assim como pelo acrescento de alguns pormenores.
    A palheta é algo que como pescador me incomodava muito, imagina então o quanto me incomoda agora.
    no entanto não deixa de ser a minha amostra de eleição. assim como não deixa de ser a amostra mais efectiva que tenho. e é como o José Pedro Cruz diz, afinal de contas nem é das palhetas mais frágeis que existem, assim como também não parte com tanta facilidade como por vezes de diz.

    farei fisgas para que a duo resolva este problema o mais rápido possível.

    1 grande abraço

    ResponderEliminar