Eram 4:10h, já o Raul me estava a telefonar para me acordar, estava um frio de estalar os ossos, quando entrei no carro o termómetro marcava 0,5º, mas desta vez fui já equipado de casa, porque com estas temperaturas, chegar ao pesqueiro e trocar de roupa devem ser das atitudes mais corajosas que um pescador pode ter. As 5:00h já estava a equipa reunida no pesqueiro o pronta para começar a jornada.
Estava ansioso para estrear a cana, já no dia anterior tínhamos ido pescar mas sem sentir um único toque e com o vento que se fazia sentir, nem sequer deu para ter noção do comportamento dela, mas o dia estava só a começar e com previsões de pouco vento esperava ver a cana em acção e de preferência com um peixe.
Já com o sol no fundo do horizonte, ferro o primeiro peixe, um robalo de 1.400gr, muito próximo do meu actual e modesto recorde que andava no 1.500gr, por mim já estava todo contente, pois já tinha a estreia da cana e o primeiro deste ano, mas o dia estava só a começar.
O Raul e o Pedro já tinham safado a grade e nessa altura chega o Miguel que rapidamente o mandei vir para ao pé de mim porque queria muito que ele se estriasse com um peixe.
Continuamos a nossa jornada, a céu estava limpo, estava pouco vento, o mar estava de cor verde água, uma cor bonita que contrastava muito bem com o espumeiro da rebentação, e as vagas vinham certinha, se fosse um dia de verão de certo que tinha ido dar um mergulho. Como a estreia da cana e o primeiro robalo do ano, só me restava esperar por um robalo acima de 3kg, que era o meu sonho.
Durante o resto do dia trocava de amostras com muita rapidez, nem sabia ao certo qual punha, águas não muito limpas e esverdeada, mar certinho e com algum espumeiro, e ainda por cima os robalos que tinham saído eram com cores muito fora do habitual, a indecisão era grande, mas acabei por optar por uma saltiga 17 brown back shiner, que já há muito que estava a insistir nela.
Com o aproximar as 11:30 já estava a espera da minha horinha para dar por concluído a minha pescaria, nesses últimos lançamentos, sinto algo que se agarrou a minha amostra, e nessa altura nem pensei que era um peixe, algo agarrou a entrou mar dentro de uma maneira suave, o carreto cantava baixinho e certinho sem cabecear, que coisa estranha pensei eu...uns segundos depois, começa com umas pancadas mesmo fortes, não tinha duvidas que era um bom peixe, o carreto cantava e a cana vergava, nessa altura aperto um pouco o drag e tive um imprevisto muito grande, O robalo desata com uma arrancada na minha direcção...isto é que nunca me tinha acontecido, recolho linha a 200km/h para manter sempre o contacto com o robalo, em cada onda que passava decidia cabecear ao cimo da água e numa dessas cabeçadas vislumbro o animal, que coisa linda!!! entretanto decide arrancar para um lado mas com o passar do tempo consigo com que ele se aproxime, já cansado o peixe começa a ceder e já no fim tinha a ondulação a ajudar-me a trazer o peixe, nessa altura já o Miguel já estava com o Grip na mão e com o peixe ao pés, mas ele não o via por causa do espumeiro, já com o peixe quase a seco estendido na água e o Miguel com a linha enrolada nos pés o peixe desferra!!! se até aqui a adrenalina era muita, então com uma situação destas nem sei o que sentia...atirei a cana e carreto para o chão e vou a correr em direcção ao robalo que rapidamente lhe meti a mão na boca e posteriormente meti-lhe o grip.
Nessa altura ponho o robalo na areia e sento-me ao lado dele...nem queria acreditar....quase que me saiam as lágrimas...após um ano a procura de um robalo destes..estava eu sentado ao lado de um capturado por mim...levanto-me e olho para o Raul e para o Pedro a uns 300m de mim levanto o robalo e grito para eles.....uuuuuuuuu...com o robalo numa mão e com o punho cerrado da outra mão em cima.
Momento lindo que nunca mais me vou esquecer, todos me abraçarão e me davam os parabéns...o Raul sacou da balança dele e começamos a adivinhar o peso dele...no final acusou 4.700gr....que grande bicho!!!...o Raul ainda disse...tu já nem pescas mais..olha para esse carreto....tinha o carreto mesmo todo cheio de areia...mas tinha desculpa... foi um momento de euforia e realização muito grande.
Já a caminho do carro começo a pensar....mas que grande dia...estreia da cana...primeiro robalo do ano...recorde com a fasquia elevada para os 4,700gr...que mais pode pedir um pescador...
Deixo a foto do meu actual record
E como tenho um grande amigo que não gosta das minhas fotos porque diz que os peixes parecem sempre maiores do que são, aqui está Paulo, uma foto como tu gostas...
Fica também a foto do peixe que estriou a minha cana.
Material utilizado
Cana: Balzer Alegra Spin 45 305cm 10-45
Carreto: Shimano Symetre 4000 FJ
Linha: Power Pro 0,19 + fluorocarbono Seguard 0,37
Robalo: 4.700gr - 75cm Capturado com Saltiga 17 Brown back Shiner
Robalo: 1.400gr Capturado com Saltex Double Slider cor 03
1 Abraço
zé
Amigo Zé,
ResponderEliminarAté que enfim um Post com peixe real! AHAHAHAHAH Tu mereces, depois de tanto procurares... Tens que te dedicar mais aos Robalos e menos às amostras. eheheheheh
Abraço e saudações piscatórias
Olá Paulo
ResponderEliminareu tambem digo..até que enfim com peixe real..heheh
1 abraço
zé
Eu bem te dizia que se pescasses com o Stôr ias aprender umas coisas. eheheheheh
ResponderEliminarÉ caso para dizer que o aluno superou o stôr.
Parabéns!
Olá pedro.
ResponderEliminara partir de agora eu é que te vou ensinar...hehehe
1 abraço
zé
GUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAU Ze
ResponderEliminarOs meus mais sinceros parabens esse e bem merecido.
1 abrazo
olá roberto
ResponderEliminarmuito obrigado pelo teu comentário...se foi merecido....não sei...mas já há muito que esperava por ele.
1 abraço
zé
O meus amigos que e isso de Stôr?
ResponderEliminarStôr que dizer professor abreviado, é assim que os alunos pronunciam/abreviam a palavra professor. a palavra não existe. mas é isto que entre alunos se diz.
ResponderEliminarzé
Zé, Balzer ? Que raio de cana é essa ? Isso aguenta-se com peixe de 4,7k ? Tens aí um belo robalo, lindo de morrer. Os meus sinceros parabéns, já merecias um peixes destes. Espero que a Balzer te dê muitos mais.Ab.
ResponderEliminarParabéns Zé, belo bicho!!
ResponderEliminarmais virão de certeza; e com a insistência com ke vocês lá vão.....eheheh
até me doeu quando li o inicio da crónica "4 da manhã"....dassssssss
abraço
esse comentário não assinado é de Carlos Padilha!!
ResponderEliminarBoas Zé,
ResponderEliminarParabéns pelo belo exemplar.
É sempre bom, quando realizarmos os sonhos que idealizamos enquanto pescadores.
Continuação de boas canas.
Abraço
Olá Fernando...é verdade...a minha já querida balzer já se estriou...e teve mais sorte do que eu com a min ha estreia..hehehe
ResponderEliminardeve ser um bom presagio.
1 abraço
zé
ola carlos
ResponderEliminaraté a mim me doeu acordar a essa hora...mas até hoje nunca me arrependi...porque estas coisas só calham a quem lá vai.
1 abraço
zé
Olá Rebolo.
ResponderEliminarobrigado pelo comentário.. é pah gostei dessa "continuação de boas canas" heheheh
1 abraço
zé
Parabéns pelos dois bonitos robalos e por um deles ser o record pessoal! ;)
ResponderEliminarSó tira peixe quem lá vai e quem insiste mais dia menos dia bate recordes!
A persistência foi recompensada! ;)
Olá José Pedro
ResponderEliminaragredeço muito as tuas palavras, e é como disses, só quem lá vai é quem os tira..
1 abraço
zé
Viva Zé,
ResponderEliminarOs meus sinceros parabéns, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, eu sei que tu o mereces por tudo o que tens tentado. Que seja o primeiro grande de muitos
João Carlos Silva
Olá João Carlo
ResponderEliminarobrigado pelas tuas palavras, sabia que qualquer dia ia ser a minha vez, com tantas idas, mais cedo ou mais tarde tinha que apanhar algum desse porte, se o mereci?, em parte sim, já estava a espera dele a algum tempo.
1 abraço
zé
ola ze parabens pelo bicho a costa nova comeca a dar frutos ... agora so nao percebi e que tao bons resultados que tu nos tens mostrado por essas praias venha a revista o pescador falar que um bom pesqueiro para amostras seja junto ao ferrie no porto comercial.. achei estranho mas..
ResponderEliminartens ido la pescar?
um abraco
pedro campanha
tive ai duas semanas mas nao deu para comparecer tive de fazer um trabalho la em casa mas quando voltar a ver se apareco.
Hi Kaywox,
ResponderEliminarCongratulation on your personal record! That is a great fish!
Did it taste good?
And yes for sure it was worth getting up early.
;-)
Have a good day,
The Rambling Expat.
Hi rambling expat
ResponderEliminarOf course it taste good, oh yes...It is always a pleasure to beat a record with a fish like this one.
zé
Olá Pedro
ResponderEliminarantes de mais muito obrigado pelo teu comentário.
nem de proposito este não foi tirado na costa nova...heheh...mas tambem de momento não te posso dizer onde foi....qualquer dia levo-te lá...quando apareceres.
quanto o artigo da revista...conheço quem escreveu o artigo...se concordo ou não....é pah pode ser um bom pesqueiro, esse como qualquer um, desde que se saiba em que altura ir lá,..vantagens de ir lá pescar? é que só tem que levar a cana, carreto e amostras sem ter que equipar-se com fato de mergulho..a coisa de umas 3 semanas fui la pescar, não capturei nada...mas ei de lá voltar, e é como tudo...mais cedo ou mais tarde tambem tiro de lá uns poucos.
1 abraço
zé
Boas Zé!
ResponderEliminarTu levantas-te ás 4 da manha para ir a pesca? E vestes um fato de mergulho ao relento com 0,5ºC?? Que doido....lol!! Não dá para entender...Só me lembro o XTOR a dizer todo preocupado e intrigado....mas dá peixe com tanto sol???~
Abraço...e quando o cozinhares, lembra-te do ninja matrix, do gulliver e do Xtor! :)
Olá Ninja.
ResponderEliminarquando o cozinhar...hehehhe..esta já foi no proprio dia...mas estajam descaçados que me lembrei da malta...uma tainada terá que ficar para os proximos..
1 abraço
zé
Es um lambão!! lol
ResponderEliminarJa foi o troféu? Não o embalsamaste? Ou então so a cabeça penduranda na sala...como se fosse de javali ou veado...lololol
heheheh
ResponderEliminartens cá uma pancada..heheheheheh
então ele nem cabia no frigorifico...claro que teve que ir logo...hgehehe
Eu pancada??? nada disso...
ResponderEliminarSe tivesse pancada não me levantava de madrugada para vestir um fato ao relento com 1 grau e um ventinho cortante....e para ir aturar um grupo de gente doida! :)
Amigo Zé,
ResponderEliminarsó falta uma fatia de tarte de MAÇÃ ! ! 1
hehehehe.... a primeira foto está um espectaculo!
A segunda foto........tens que treinar mais um pouco....hehehehe... 5 estrelas ;)
Sim senhor, este já é um novo recorde mais dificil de bater... ;)
Grd abr para o grd Zé ;)
Matos
Grande Paulo
ResponderEliminarAs fotos, quase que se podem conciderar plágio de estilo...mas prontos fica só entre amigos...
para a proxima vou ter que me esmerar mais um pouco..heheh
1 abraço
zé
PARABÉNS ZÉ
ResponderEliminarUM GRANDE ABRAÇO JÁ Q NÃO ESTIVE LÁ NO DOMINGO
PARA TE DAR PESSOALMENTE.
É MERECIDO, JÁ AGORA, QUANDO O AMANHASTE O GAJO NÃO TINHA NENHUMA SALTIGA NO BUCHO?:-( LOL
CONTINUA ASSIM É BOM SINAL.
viva xico!!!
ResponderEliminaré pah...tive tanta pena de não estares lá no domingo...vai ter que ficar para o proximo...
quanto a saltiga...não tinha nada no bucho...mas olha que creio que o raul recuperou a tua outra amostra.
1 abraço
zé
Viva caro zé,
ResponderEliminarBonito peixe, muitos parabéns pela captura magnifica. Melhor batismo era difícil :-)
ola zé boa estreia,ano novo vida nova cana nova
ResponderEliminargrandes robalos ehehehehe..... que daqui para a frente consigas aindas tirar maiores que esses.
abraço e boas pescarias
olá duarte
ResponderEliminaré isso mesmo melhor batismo era dificil...hehhehe obrigado pelas tuas palavras
zé
olá josé silva
ResponderEliminargrandes robalos...cana nova...ano novo..pescador novo...heheheheh
agora daqui para a frente vai ser sempre a abrir
1 abraço
zé
olá Zé
ResponderEliminarisso não se faz.Esse peixe era o peixe que tinhas prometido ao stôr antes do final do ano hehhehhehe...
Parabens mais uma vez, o relato esta muito fixe.
1grande abraço
Raul
olá raul
ResponderEliminarpois é veio atrasado..mas veio... heheheh
para o stôr terei que começar a contagem a partir de agora até ao final do ano...hehehe
1 abraço
zé
Olá Zé
ResponderEliminarExcelente exemplar, agora á que tentar bater de novo o record, grande estreia isto é o que se pode chamar " começar o ano em beleza".
Parabens Zé
olá PjP
ResponderEliminarpois agora a fasquia ficou muito alta...mas ei de lá chegar..hehehh
1 abraço
zé
Parabéns Zé, granda peixe. Venham mais. Muitos parabéns pelo teu blog.
ResponderEliminarBoas Zé, fiquei contente por teres capturado esse Robalao pa! Sim Sr. um peixe digno, que bom :) essa cana ainda vai dar muito k falar...
ResponderEliminarParabens Zé
Abraço
Parabéns grande Zé!
ResponderEliminarIsso é que foi bicho!
Tb queria um dia ter essa sensação pah.
Fico mt contente por ti.
Força neles e com as fotos brutais!
Grande abraço
Olá Filipe
ResponderEliminarobrigado pelas tuas palavras.
1 abraço
zé
Grande Pedro.
ResponderEliminarquem diria....ainda a uns dias falavamos da falta de peixe...a cana é bem fixe...não me arrependo nem um segundo..
1 abraço
zé
Amigo Joel...a tempo que não oiço falar de ti..
ResponderEliminartas bom...como é? quando apareces por cá?...
vai dando noticias.
1 abraço
zé
ola amigo ze...
ResponderEliminarsimplesmente fantastico, parabens, nao consegui ficar sem comentar esta tua captura. a imagem esta mt fixe...se fosse em video seria qq coisa.
agora trata de comprar uma travessa de forno a medida ;) (ou ate mm um forno maior)
este foi fisgado la num dos teus pesqueiros preferidos em aveiro?
cumprimentos de mais um seguidor
mario
Olá Mario.
ResponderEliminarpor causa das coisas este foi direitinho para casa da minha mãe, que tem um forno industrial..e se mesmo assim não desse ia para o forno de lenha.
esse foi despachado no proprio dia....porque tembem não tinha frigorifico para ele...heheheh
vai aparecendo mais vezes.
1 abraço
zé
Viva Zé!
ResponderEliminarFinalmente chegou um exemplar merecido!
Os meus sinceros parabéns e que venham muitos mais!
Abraço
Ernesto
Olá Ernesto
ResponderEliminaré verdade finalmente chegou!!!
muito obrigado pelas tuas palavras.
1 abraço
zé
Parabéns Zé.
ResponderEliminarjá merecias um bicho destes, granda relato também.
Já agora o tal pesqueiro "obrigatório" para spinning da revista está fechado para pesca desportiva até 31 de Maio.
Curioso, né?
Um abraço
Nuno
Grande Nuno...tas bom...ao tempo que não vejo os teus comentários
ResponderEliminarquanto aos pesqueiros fechados...na minha opinião já deviam ter defeso a mais tempo...e até deviam estar fechados a todas as modalidades, todos os dias, num determinado periodo
te garanto que com o tempo, todos iam agradecer
mas claro isto não passa da minha opinião.
zé
Boas Zé
ResponderEliminarBelo robalo.
Eu comecei nas andanças do spining este ano mas ainda não me estreei, talvez seja este fim de semana!!!
A ver vamos, como diz o cego.
Parabéns pelo blog.
Continuação de excelentes momentos
Olá Pedro.
ResponderEliminarvais ver que quando menos esperares e nos pesqueiros menos prováveis sacas o teu primeiro sargo.
1 abraço
zé
Parabens Zé . agora tens que trabalhar para bater novamente o record... eheh
ResponderEliminarÉ um lindo robalo!!!
Abraço
Olá Tasko.
ResponderEliminaragora é que tenho que trabalhar no duro...mas ei de lá chegar....(espero eu...hehehe)
1 abraço
zé
Zé parabens pelo belo peixe que apanhaste e pelo teu novo record, agora é bater.
ResponderEliminarGrande Abraço.
olá Tiago.
ResponderEliminarpois a partir de agora tenho uma marca mais alta a bater..
1 abraço
zé
Olá Zé
ResponderEliminarO peixe é um espectáculo mas, o relato foi maravilhoso. Quando o peixe desferra até eu aqui em casa senti a adrenalina.
Boa captura!
Olá Sergio.
ResponderEliminarmuito obrigado pelo teu comentário.
1 abraço
zé