Eram 4:10h, já o Raul me estava a telefonar para me acordar, estava um frio de estalar os ossos, quando entrei no carro o termómetro marcava 0,5º, mas desta vez fui já equipado de casa, porque com estas temperaturas, chegar ao pesqueiro e trocar de roupa devem ser das atitudes mais corajosas que um pescador pode ter. As 5:00h já estava a equipa reunida no pesqueiro o pronta para começar a jornada.
Estava ansioso para estrear a cana, já no dia anterior tínhamos ido pescar mas sem sentir um único toque e com o vento que se fazia sentir, nem sequer deu para ter noção do comportamento dela, mas o dia estava só a começar e com previsões de pouco vento esperava ver a cana em acção e de preferência com um peixe.
Já com o sol no fundo do horizonte, ferro o primeiro peixe, um robalo de 1.400gr, muito próximo do meu actual e modesto recorde que andava no 1.500gr, por mim já estava todo contente, pois já tinha a estreia da cana e o primeiro deste ano, mas o dia estava só a começar.
O Raul e o Pedro já tinham safado a grade e nessa altura chega o Miguel que rapidamente o mandei vir para ao pé de mim porque queria muito que ele se estriasse com um peixe.
Continuamos a nossa jornada, a céu estava limpo, estava pouco vento, o mar estava de cor verde água, uma cor bonita que contrastava muito bem com o espumeiro da rebentação, e as vagas vinham certinha, se fosse um dia de verão de certo que tinha ido dar um mergulho. Como a estreia da cana e o primeiro robalo do ano, só me restava esperar por um robalo acima de 3kg, que era o meu sonho.
Durante o resto do dia trocava de amostras com muita rapidez, nem sabia ao certo qual punha, águas não muito limpas e esverdeada, mar certinho e com algum espumeiro, e ainda por cima os robalos que tinham saído eram com cores muito fora do habitual, a indecisão era grande, mas acabei por optar por uma saltiga 17 brown back shiner, que já há muito que estava a insistir nela.
Com o aproximar as 11:30 já estava a espera da minha horinha para dar por concluído a minha pescaria, nesses últimos lançamentos, sinto algo que se agarrou a minha amostra, e nessa altura nem pensei que era um peixe, algo agarrou a entrou mar dentro de uma maneira suave, o carreto cantava baixinho e certinho sem cabecear, que coisa estranha pensei eu...uns segundos depois, começa com umas pancadas mesmo fortes, não tinha duvidas que era um bom peixe, o carreto cantava e a cana vergava, nessa altura aperto um pouco o drag e tive um imprevisto muito grande, O robalo desata com uma arrancada na minha direcção...isto é que nunca me tinha acontecido, recolho linha a 200km/h para manter sempre o contacto com o robalo, em cada onda que passava decidia cabecear ao cimo da água e numa dessas cabeçadas vislumbro o animal, que coisa linda!!! entretanto decide arrancar para um lado mas com o passar do tempo consigo com que ele se aproxime, já cansado o peixe começa a ceder e já no fim tinha a ondulação a ajudar-me a trazer o peixe, nessa altura já o Miguel já estava com o Grip na mão e com o peixe ao pés, mas ele não o via por causa do espumeiro, já com o peixe quase a seco estendido na água e o Miguel com a linha enrolada nos pés o peixe desferra!!! se até aqui a adrenalina era muita, então com uma situação destas nem sei o que sentia...atirei a cana e carreto para o chão e vou a correr em direcção ao robalo que rapidamente lhe meti a mão na boca e posteriormente meti-lhe o grip.
Nessa altura ponho o robalo na areia e sento-me ao lado dele...nem queria acreditar....quase que me saiam as lágrimas...após um ano a procura de um robalo destes..estava eu sentado ao lado de um capturado por mim...levanto-me e olho para o Raul e para o Pedro a uns 300m de mim levanto o robalo e grito para eles.....uuuuuuuuu...com o robalo numa mão e com o punho cerrado da outra mão em cima.
Momento lindo que nunca mais me vou esquecer, todos me abraçarão e me davam os parabéns...o Raul sacou da balança dele e começamos a adivinhar o peso dele...no final acusou 4.700gr....que grande bicho!!!...o Raul ainda disse...tu já nem pescas mais..olha para esse carreto....tinha o carreto mesmo todo cheio de areia...mas tinha desculpa... foi um momento de euforia e realização muito grande.
Já a caminho do carro começo a pensar....mas que grande dia...estreia da cana...primeiro robalo do ano...recorde com a fasquia elevada para os 4,700gr...que mais pode pedir um pescador...
Deixo a foto do meu actual record
E como tenho um grande amigo que não gosta das minhas fotos porque diz que os peixes parecem sempre maiores do que são, aqui está Paulo, uma foto como tu gostas...
Fica também a foto do peixe que estriou a minha cana.
Material utilizado
Cana: Balzer Alegra Spin 45 305cm 10-45
Carreto: Shimano Symetre 4000 FJ
Linha: Power Pro 0,19 + fluorocarbono Seguard 0,37
Robalo: 4.700gr - 75cm Capturado com Saltiga 17 Brown back Shiner
Robalo: 1.400gr Capturado com Saltex Double Slider cor 03
1 Abraço
zé