domingo, 27 de junho de 2010

Sunset - Amnesia

Disponivel na cor Preto, verde, vermelho e transparente



Fabricado em: USA



Site da marca: http://www.sunsetlineandtwine.com/





Daiwa DF100A


Características:

Carreto muito económico

Eixo principal em aço inox

Corpo em liga metálica Super resistente

Totalmente anodizado

resistente a corrosão

Bobine em alumínio e fricção multi-disc


Ratio: 3.4:1

Peso: 870gr

Rolamentos: 1

Drag máximo: 15 kg

Capacidade de Linha: 0,50/340m

Recolha 100cm por manivelada


Site Oficial: http://www.daiwa.com/


Clique para ampliar.











segunda-feira, 21 de junho de 2010

Made in Portugal - Cana dos Infernos


A minha própria Made in Portugal.
Cana dos Infernos, como a baptizou o Nuno Paulino.
A muito que ando a procura de uma cana para ir pescar congros, cana para arrancar se necessário grandes animais quando decidem enrocar.
Se bem que no mercado está cheio de canas da índia preparadas para estas pescas onde só consigo escolher a cor da fita cola, verde azul ou preta, não é que as canas não sejam boas, mas se um pescador quiser usar algo melhor, muito poucas são as soluções.
Conheço o Nuno Paulino pessoalmente do fórum Porto de Abrigo, o verdadeiro especialista em construção de canas de pesca, sou um fiel seguidor do trabalho dele através do seu blog e tive o prazer de ver muitas das obras darte por ele construídas ao vivo.
Se bem que numa das minhas visitas a loja dele fomos fazer uma pescaria e lembro-me de falar com ele para ver se me construía uma cana para a pesca do congro, já a muito que gostava de ter no meu poder uma Made in Portugal.
Da minha parte só escolhi o comprimento da cana, queria que inserisse no gráfico a página do meu blog e pedi-lhe para inserir de uma forma muito discreta um pequeno KR, iniciais que nunca cheguei a dizer ao Nuno de que são, e creio que ele e os meus leitores merecem saber.
Eu de início só queria que o Nuno colocasse o meu glog e não quis escolher mais nada, nem gráficos nem cores...nada, gosto de deixar os especialistas a vontade para trabalharem como eles sabem e bem querem. A Renata pediu-me para inserir um "Kaywox" e um "Renata", pensei eu...que coisa abichanada...então tenho que andar com o nome da Renata na cana, não é que não mereça... mas na minha cana!?... faz-me lembrar aqueles namoros de 14 anos em que se escreve o nome da cara metade em tudo quanto é sítio, e ficou decidido então lever um "KR" (muito mas mesmo muito pequenino) e é se quero continuar a ter comer na mesa. heheh mas avante.
Sábado 19 de Junho, foi o dia que decidi ir levantar a minha relíquia, devido a ter o almoço de aniversário do Porto de Abrigo, coisa que irei relatar noutro post, estava ansioso por ver o que é que o Nuno me tinha preparado.
Linda como todas as canas que passam por mão deste grande artista.


Como gráfico principal tem uma imagem de um congro em tons azuis e pretos com um sombreado vermelho.
De notar que este efeito do gráfico é mesmo espectacular e só se consegue ver muito bem com a luz a bater, Logo nas fotografias fica muito a quem daquilo que na realidade está o trabalho, para verem melhor se quiserem podem clicar sobre as fotos para ampliar.
Tem um porta carretos fuji em grafite e o cabo está protegido com uma manga retráctil com um relevo em diamante o que dá muito mais conforto e segurança quando a cana está molhada.
Tem 7 passadores e estão todos muito bem acabados com um acabamento marmoreo que só o Nuno sabe fazer.

A cana é de 2 parte, que foi das poucas coisas que ainda debati com o Nuno, de início ponderei ser de 3 partes por uma questão de facilidade de transporte, mas como o transporte não é problema para mim, acabei por escolher e bem de 2 partes.
A Cana é toda em conolom nacional.


No gráfico a Bandeira de Portugal com o logo Made in Portugal, e o logo de 7Even, logos que acompanham todas as canas do Nuno.
(de notar em cima da bandeira o pequeno KR hehehe (pequenino))
A inserção por na parte de cima do desenho do congro de "Kaywox congro" e o meu blog.


Por baixo todas as especificações tecnicas, comprimento 420cm, acção, progressiva, peso de lançamento - a que se quiser!, o que eu me ri com isso.
E uma ultima foto para tentar que notem os efeitos dos brilhantes nos acabamentos.


E prontos está apresentada a minha ultima arma de guerra.
Fica aqui o meu muito obrigado ao Nuno Paulino pelo grande trabalho e uma pequena amostragem de um trabalho deste cada vez mais conhecido artista.
Quanto a cuscos de um trabalho destes... depois de adquirirem a primeira só pensam em mandar fazer a segunda, tamanho vicio que me metes-te Nuno
sigam o trabalho deste homem que vale mesmo a pena.
por vezes adquirimos canas que não é bem o que queremos e muitos pensam que não temos soluções, pois fica aqui a prova que temos grandes pessoas a trabalhar bem neste tão pequenino Portugal.
1 abraço a todos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

6:00 AM - No limite!?

Aos poucos chega o calor e com ele começa a encostar na ria de Aveiro o peixe, mais concretamente a dourada, até aqui tudo bem...mas junto com as douradas abrem-se as fronteiras para todo o tipo de pescadores da península ibérica, e de todos os tipos de pesca, até mesmo aquelas pescas que nunca ninguém viu.

Começou a invasão dos 4 meses, vêm em grupos, sozinhos, em família...em fim cada vez são mais, e a dourada quase que nem entrou. É pessoal do norte, do centro, do sul, de Espanha...nem tenho letras suficientes no meu teclado para enumerar tanta gente, tudo para pescar, não interessa como nem com que isco, o que interessa mesmo é pescar, cada pescador com a sua mania e cada um com o seu feitio lá toda a gente tem-se que amanhar com o vizinho que calha...(vizinho é a favor porque por vezes se pesca com uma diferença de 2 metros)

Posto de parte ficam todos os pescadores que com muito gosto rumam durante todo o ano para matar o vício, aqueles que realmente conhecem todos os cantos da casa.

Nesta altura é que se reconhece quem pesca todo o ano e quem vai lá só no verão, quem vai lá durante todo o ano, chega ao fim de semana e só quer é passear para ver o que se passa, porque para pescar ao fim de semana, só mesmo nos pesqueiros escondidos, Os trunfos estão escondidos debaixo da manga e sabe-se bem quais são os sítios onde as nossas amigas encostam de uma forma mais relaxada.

Para quem quiser entrar na guerra dos "melhores" pesqueiros só tem uma regra de ouro, as 6:00 AM, nem um minuto a mais, é esta a hora que divide entre o escolher e o arranjar um pesqueiro, é a hora em que divide a noite do dia, as lojas de pesca abertas ou fechadas.

Para todos aqueles que querem ir as douradas em Aveiro nesta altura deixo uma dica, não se matem e vejam os pesqueiros com olhos de peixe e verão que tem muitos bons pesqueiros com muito menos barulho.

1 abraço



domingo, 13 de junho de 2010

Berkley Gulp! - 2'' Peeler Crab


Tamanho: 5cm

Cor: GSPC2 - NAT

Sem componentes plásticos, unicamente o sabor natural

A proxima geração de amostras flexíveis

100% natural

Tecnologia revolucionária de odor

deixa uma mancha de sangue na água

100% biodegradável

embalagem de 5 unidades

Flashmer - Queues de Shad

Tamanho: 150mm

Cauda de Sável

Muito flexível para um movimento nervoso e agitado

Corpo denso, os batimentos emitem vibrações potentes

Canal aberto para passar o anzol facilmente

Embalagem de 5 unidades

Site da marca www.flashmer.com

Flashmer - Octopus

Tamanho: 6cm

Cor: OE6W - Branco

Olhos Fotolumenescentes

Embalagem de 5 unidades

Site da marca: http://www.flashmer.com/

VMC - Jig Head

Peso: 30gr

Anzol: 4/0 VMC

embalagem de 3 unidades


Site Oficial: www.vmchooks.com

Flashmer - tete plombee articulee


Peso 25gr
jig articulados equipados com um gancho removível.


Apropriado para todos os soft lures.

Amplamente utilizado na Super vertical.

Embalabem de 2 unidades

Fácil e rápido de montar


Storm - Lip Weight Shad (fixe)


Peso: 15gr
Anzol VMC
Cor: Prata
Embalagem de 3 unidades
Site Oficial: www.stormlures.com

Storm - Pro Jig Head


Peso: 14gr
Anzol: 2/0
Anzol VMC
Design equilibrado
Perfeita correspondência com Grubs
Embalagem com 3 unidades

Storm - Lip Weight


Cor: cinza holográfico
Peso: 40gr
Anzol: VMC
Desenvolvido por Yvon Houssais.
É rápido de montar e fácil de usar.
Graças ao topo curvo, o lipweight induzirá um movimento muito errático, imitando um peixe em dificludades o que excita os predadores
Embalagem com 3 unidades

Berkley - PowerBait - 5'' Swim Shad


Tamanho: 130mm
Cor: SNR
Ref. MSWSS5
Cauda de grande formato para um movimento real
Corpo oco que se esmaga facilmente para uma boa ferragem
Textura flexível que imita uma presa viva
Acabamento transparente para um aspecto mais natural
Embalagem com 4 unidades

Berkley - PowerBait - 5'' Swim Shad


Tamanho: 130mm
Cor: AN
Ref. MSWSS5
Cauda de grande formato para um movimento real
Corpo oco que se esmaga facilmente para uma boa ferragem
Textura flexível que imita uma presa viva
Acabamento transparente para um aspecto mais natural
Embalagem com 4 unidades

domingo, 6 de junho de 2010

Nunca me soube tão bem tirar um robalito.

Ontem eu e mais o meu amigo António arranquei para uma suposta ida as douradas, jornada que se revelava num autentico desgraça, iscadas de mexilhão, casulo navalha, caranguejo da pedra e pilado e nem um mísero toque.

Como tinha que ficar até as 12:30 e ainda era cedo decidi mandar umas amostras para a água, já não chegava o meu colega a perguntar o que é que andava a fazer como ainda mais dois pescadores foram-se meter comigo com aquelas típicas conversas de: acha que algum peixe vai comer isso...ou...até gostava de ver tirar alguma coisas (em tom irónico). mas prontos como é para o lado que durmo melhor lá continuei e bem que os pescadores se fartaram de me chatear que voltaram para o pé das canas deles (a 10 metros).

bem que me lembro de experimentar uns vinis com cabeçotes incorporados de 43gr e ao segundo lançamento bem que sinto a cana toda vergada, de inicio pensei que era maior mas bem que notei que rapidamente o meu amigo estava cansado, assim que o levantei cá para cima bem que começa o meu colega...é pá qualquer dia bem que me convences a comprar uma canita dessas, e voltam os pescadores a perguntar como é que o robalo tinha o vinil todo metido dentro da boca.

apesar de achar que foi um péssimo dia de pesca com um robalito que talvez tivesse 1 kg, bem que fiquei todo contente por tirar mais peixe que os outros pescadores que andavam lá só a meter veneno.

ficam as fotos do salvador da grade.







Para a história fica.
Cana Shimano force master 270
shimano symetre 4000 FJ
vinil storm swim shad 13cm cor Pearl


boas pescarias

Storm - ProShad


Tamanhos: 10 mm
Cor: BLPW - Blue Pearl White
Ref.
WSB05

Abdómen segmentado para gerar uma vibração extra
Corpo e cauda macia em vinil para uma acção realista
Perto da compensação absoluta para uma fácil apresentação
Embalagem com 9 unidades

Storm - WildEye, Swim Bait Shad


Tamanhos: 130 mm
Pesos: 43 gr
Anzol: VMC
Cor: Pearl, Disp.
Ref.
WSB05

Olhos Holográficos
Montados com Anzóis VMC Premium de alta qualidade
Reflexos prateados ao nadar
Rattlin Interno
Corpo de Vinil com cabeça interna em chumbo
Embalagem com 4 unidades

Big Game Lip Grip - Berkley


Corpo em Aço Inox resistente a corrosão
Cabo em texturado e antideslizante
Dimensão: 30cm


pesa:  335gr

Site da marca:
http://www.berkley-fishing.com/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Bordo do Santa Maria Manuela

O Lugre “Santa Maria Manuela”, irmão gémeo do "Creoula, foi construído nos estaleiros Navais da Companhia União Fabril, em Lisboa, no ano de 1937, como navio de quatro mastros.

Tal como aconteceu com outros lugres da pesca do bacalhau, também o “Santa Maria Manuela” foi sendo modernizado, de modo a adaptar-se às novas técnicas de pesca, de navegação e de comodidade para os tripulantes. Nessas sucessivas intervenções, o navio perdeu os mastros. Exceptuando o casco, tudo o resto foi o resultado dessas sucessivas obras de modernização.

Em 1993, o “Santa Maria Manuela” foi abatido por demolição ao registo dos navios de pesca, tendo apenas sido preservado o casco, e assim se manteve durante mais de uma década. No ano seguinte, um conjunto de 17 entidades, públicas e privadas, criaram a Fundação Santa Maria Manuela, com o objectivo de recuperar o antigo lugre, dando-lhe a sua forma original, mas projectando-o para nova actividade.

Por diversas razões, o projecto nunca avançou, até que, em 2007, a empresa “Pascoal & Filhos, SA”, sediada na Gafanha da Nazaré, e empresa armadora dos navios Pascoal Atlântico e Cidade de Amarante, tornou-se gestora e proprietária do casco do navio, decisão aprovada por unanimidade pelos membros da Fundação Santa Maria Manuela.

in http://barramar.blogspot.com/2008/01/lugre-santa-maria-manuela.html

Esta etapa de recuperação do Santa Maria Manuela foi concluída tendo o navio dado entrada na Barra do Porto de Aveiro no dia 02 de Maio.

Está aberto ao publico para visitas aos sábados das 15:00 até as 18:00 e encontra-se na doca do Pascoal & Filhos, SA na Gafanha da Nazaré, no passado sábado tive oportunidade de ir espreitar um dos nossos grandes patrimónios.


Deixo o link do blog oficial do barco http://santamariamanuela.blogspot.com/

assim como o link para este fantástico video http://www.patricioclan.org/video/vids/flvplayer.swf?file=cod-fishing-1966-m-smmanuela.flv&autostart=true&fs=true

Boas Pescarias