quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fóruns de pesca

Muitos dos leitores com certeza já pesquisaram na internet sobre pesca, e por vezes a resposta para muitas dúvidas não está logo ai a mão de semear, muitos ainda gostavam de fazer perguntas a alguém conhecido de coisas que aparentemente são simples, mas talvez por vergonha de perguntar coisas absurdas acabam por não pergunta. É aqui que os fóruns de pesca se encaixam as mil maravilhas.

Um fórum é sempre um espaço de discussão pública, de pessoas relacionadas com o tema para o qual foram criados, neste caso a pesca. Existe uma grande diferença entre um chat e um forum, num chat as pessoas só podem falar com quem estiver online enquanto num forum as mensagens ficam sempre visíveis até que alguem responda, o que tem vantagens não se tem que marcar horas para perguntar alguma coisa a alguem, se eu tiver alguma duvida em concreto e só tenho internet a noite então publico a minha duvida e a medida que as restantes pessoas vão entrando no forum vão respondendo.

Com um simples registo tem-se a porta aberta para colocarem todo o tipo de perguntas e duvidas que possam existir e mais nem sequer se tem que ser pescador, pode ser simplesmente alguém que tenha curiosidade por esta apaixonante modalidade.

Em todos os fóruns que já me registei encontrei sempre alguém que de uma forma simples me esclarece sobre as minhas dúvidas, nestes fóruns encontra-se pessoas que são umas autênticas enciclopédias de pesca, para não falar que, na maioria dos casos, basta fazer uma pequena pesquisa dentro do próprio fórum para se encontrar a resposta. Uma grande maioria das questões por vezes já foram mais debatidas do que aquilo que se possa imaginar.

Existem fóruns especializados para determinadas tipos de pesca como existem fóruns que abrangem todas as modalidades.
Nestes fóruns pode-se colocar questões técnicas sobre um determinado carreto, duvidas sobre o tipo de isco, o como iscar ou como o conservar, opiniões sobre o material mais indicado para pescar, as vantagens e desvantagens de determinadas montagens, pode-se ainda perguntar sobre determinadas espécies de peixes, ou até mesmo publicar e relatar as vossas aventuras de pesca e porque não marcar pescarias com outras pessoas? enfim pode-se perguntar de tudo.

Nestes fóruns a maioria das pessoas chegam a fazer grandes amizades com quem se fala, em muitos casos chega mesmo a ser um ponto de encontro obrigatório e diário, por vezes, mesmo só para manter a conversa em dia, nunca fugindo ao próprio tema. Eu pessoalmente já fui a Setúbal para pescar com membros do fórum e é uma experiencia a repetir sempre que possa.

As pessoas nunca devem ter medo de ser inscrever nestes espaços, nem sequer ter vergonha de colocarem perguntas sobre as mais variadas dúvidas, porque é para isso mesmo que foram criados, para discutir abertamente qualquer dúvida, muitos ainda tem vergonha de dizer que tem material de pesca muito antigo ou ainda que tem um carreto de baixo valor, pois bem aqui nada disso importa, nesses espaços está uma autêntica sociedade com o único intuito de discutir pesca.

Eu por exemplo estou inscrito nuns 4 ou 5 fóruns de pesca, nuns estou mais activo do que noutros por uma razão simples, identifico-me melhor a falar com uns do que com outros, o fórum em que estou mais activo é no “Café do Porto” do site “Porto de abrigo” http://www.portodeabrigo.com/forum/ para os mais sépticos a estas novas tecnologias dêem por lá uma vista de olhos e coloquem as vossas duvidas, e se tiverem qualquer duvida sobre o espaço falem comigo ou com qualquer pessoa de lá que com certeza qualquer um os poderá dar uma ajuda. Vão ver que depois de se ambientarem não vão querer outra coisa.

Boas pescarias
Zé.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1, 2 ou 3 canas

Se para muitos pescadores pescar com uma cana é mais do que suficiente para muitos outros se pudessem pescar com 10 era com 10 que pescavam, vou deixar aqui o que eu penso relativamente a este assunto.

A nível de evolução técnica e de aprendizagem o ideal é mesmo pescar só com uma cana, tem-se mais atenção a cana, maior capacidade de resposta, tem-se mais tempo para preparar as coisas, as montagens são feitas com mais calma mas para mim o principal é mesmo ficar mais tranquilo, mais calmo a pescar e com mais atenção ao que se passa a nossa volta.

Pescar com duas canas tem algumas vantagens desde que se saiba o que se está a fazer, em primeiro lugar prepara-se as 2 canas cada uma com um isco diferente, para ver qual o que está a funcionar melhor, depois de se encontrar o isco mais apetecível, procura-se 2 distancias distintas para ver a que distancia os nossos amigos estão mais activos, por ultimo e depois de se ver qual o isco melhor e qual a zona que os nossos amigos estão, então pode-se trabalhar com montagens diferentes ou anzóis diferentes, eu pessoalmente numa ultima fase trabalho uma com anzóis mais pequenos e outra com anzóis maiores e iscadas mais generosas, não vão os gajos estarem por ai.

Mas duas canas tem muito que se lhe diga, em situações de algum vento e de corrente mais forte pode ser desastroso, pode inclusive estragar por completo a nossa jornada, pescar com as duas deve ser feito com espaço entra elas para se trabalhar os peixes sempre que ferrarem, o stress aumenta, o tempo para preparar as coisas voa, o recolher da linha deve ser feito com cabeça, e quando o peixe pica nas duas canas? Bem ai temos que optar por uma delas e esquecer a outra, quantos não recolhem a pressa uma cana porque a outra está a picar, e no final perdem o peixe e quando se volta a outra já lá não está nada?

Aquilo que faço sempre que posso é começo com duas canas para minimizar o tempo gasto em testes iniciais, depois recolho uma delas e fico só com uma cana, se vir que o peixe não está lá ou se perdeu o interesse pelo isco volto outra vez as duas canas. Caso de inicio repare que os gajos andam lá, fico logo desde o inicio só com uma cana.

A nível de capturas tenho que admitir uma coisa, nunca mas mesmo nunca em nenhuma pesca, tirei mais peixe que os meus colegas por eu pescar com 2 canas e eles com uma ou o inverso, e quanto a isso tenho uma teoria, quando se pesca com 1 cana trabalha-se numa zona imaginária meia circunferência de 100m de mar se o mar não estiver a puxar, caso a maré esteja mais forte, trabalha-se em um quarto dessa circunferência ou menos isto porque o mar arrasta sempre as nossas montagens para o lado para onde estiver, o pescar com duas canas de um ponto relativamente próximo, está-se a trabalhar exactamente na mesma zona, teria lógica era pescar com 2 canas em 2 sítios diferentes, mas isso é uma situação totalmente impensável a meu ver.

Estão os meus leitores a pensar, falas de 1 e de 2 canas, então e 3 canas?
para já não vou responder a isso
* A pesca deve ser encarada como um hobbie, um passatempo ou ainda como um bocado de descontracção, seria como se ir dar um passeio só porque se quer espairecer ou ainda como se ir beber um copo com os amigos sem segundas intenções.

No dia em que eu sair de casa com um desespero total em trazer peixe e for pescar para stressar ou para me chatear, então acredito que deixei de ser pescador e que esse hobbie vai acabar depressa.

Boas pescarias para todos

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A importância de parceiro para pescar.

Quero aqui deixar umas palavras a título de desabafo quanto aos vários parceiros de pesca que tive.

Se é verdade que os meus colegas de copos são aqueles com que me sinto melhor a pescar, não é menos verdade que foi com os mais velhos que mais tenho aprendido.

A escolha de um parceiro para pescar torna-se imprescindível em alturas em que se ferra um peixe maiorzito, ou em alturas em que alguma coisa ficou esquecida, quem já não perdeu aquele peixe tipo atum por não ser ter ninguém para nos ajudar, quantas vezes não se fica sem isco e sem locais por perto para o comprar, pode ser este um dos motivos que cada vez mais tento sempre ter alguém de confiança por perto nas minhas jornadas.
Enquanto muitos pescadores não tem problemas nenhum em pedir rapidamente ajuda a colegas desconhecidos, existem muitos que ou por vergonha ou por orgulho não o fazem. Uma coisa é certa, nas minhas jornadas, nunca tive nenhum problema em acudir rapidamente colegas desconhecidos sem que eles me peçam ajuda.

Em todas as pescas que realizei, divido os parceiros em 2 tipos, Os amigos e os pescadores, não é que os amigos não sejam pescadores e vice-versa, mas é que com a minha idade, os pescadores são aqueles que tratam o mar por tu, regra geral muito mais velhos que eu, aqueles parceiros que já tem muitos anos disto, aqueles que para eles pescar é acima de tudo ensinar os mais novos o como é que se pesca, aqueles com que se passa grandes secas o ouvir sempre um zumzumzum de como é que se faz e quase nos obrigam a fazer igual a eles. É claro que estou a ser muito cruel com estas palavras, mas o certo é que tudo aquilo que eles dizem quer queiramos ou não é sempre com o intuito de nos ajudar, e resumidamente, até estão certos.
Com estes no fim de uma jornada aprende-se sempre alguma coisa, nem que não seja ouvir de como era as pescas para ele antigamente, por mais maçador que seja para eles no final são sempre os primeiros a nos dizer “então quando é a próxima pesca”.

Com os amigos é sempre diferente, é um bocado melhor passado em que pouco se aprende, resume-se em ver quem pesca menos para pagar os martinis no fim, ou então resume-se em horas na conversa e fazer só 2 lançamentos.

Sendo os parceiros de pesca de qualquer tipo, idade ou sexo, sejam eles pescadores ou simplesmente alguém que fica a ver como é pescar, uma coisa é certa dá sempre muito jeito ter alguém por perto nem que mal não seja para ver pelas nossas coisas enquanto se vai a casa de banho.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Porquê um Blogue?

O blogue nasce num dia à noite em que percorria os blogues de colegas, e particularmente nessa noite chamou-me a atenção para o link no lado superior direito do monitor a dizer "criar blogue".
Cliquei para ver como era, e quando dei por mim já tinha o blogue criado, depois tive umas 2 horas a entender melhor como é que se criavam as coisas e como configurava o layout.
Rápido e simples, são as palavras por mim escolhidas para criar um blogue.

Alguém disse que só temos a nossa vida completa quando plantamos uma árvore, escrevemos um livro e temos um filho.

Bem já plantei muitas árvores com o meu pai, só me faltava escrever um livro e ter um filho, quanto ao ter um filho, deixo isso para a minha mulher, agora o escrever um livro, posso começar por um blogue.

Com este blogue pretendo dar a conhecer aos meus amigos e leitores e meu percurso de pesca, escrevendo sobre as minhas jornadas, os conhecimentos adquiridos e os meus erros e assim ir evoluindo nesta complexa modalidade que é a pesca.

Pescar com Kaywox acabou por ser o título escolhido para este espaço, para que nunca pescou, fica a conhecer os motivos que levam a que esta modalidade tenha cada vez mais praticantes.
E para quem já pesca…bem para esses deixo meus artigos para se entreterem a ler, porque todos tem sempre muito ensinas e muito para aprender e quem sabe um dia vamos fazer umas pescarias juntos.

Quem é Kaywox?

Creio que será importante para um inicio de blog saberem quem é quem.
O meu nome é josé e tenho por hobbie pescar, sou de Anadia, profissionalmente trabalho em publicidade e impressão de grandes formatos.

Kaywox- a começar pelo nome kaywox foi inventado por mim há uns 12 anos, na altura com o intuito de facilmente criar contas de e-mail sem ter que decorrer a segundas alternativas e assim conseguir sempre manter o mesmo nick e mesmo nome sempre que me registo em alguns lados.

Sou o que se diz um aprendiz de pescador, e oficialmente pescador desde o dia 28 de Março de 2009, dia dos meus anos e que o meu querido sogro me ofereceu uma cana de fundo e um carreto, a partir dai começa a minha maratona de aprendizagem.
Com recurso inicialmente a internet tentei começar a entender a importância das marés, luas,os tipos e tamanhos de anzois, as iscas, o vento e toda aquela panoplia de factores que directa ou indirectamente afectam a pesca.
Na internet com rapidez se chega aos foruns de pesca, e logo vai a inscrição em alguns foruns, para mim sem duvida será o melhor local para de uma forma rápida tirar todas aquelas duvidas que se tem, alias, as duvidas irão sempre acompanhar um pescador, porque até hoje não existe nenhuma regra que nos leve a um sucesso garantido.

Por via destes foruns já fiz alguns bons amigos, inclusive já pesquei com muitos deles, o que é sem duvida uma grande oportunidade para novos contactos com outros pesqueiros que de outra forma dificilmente os ia conhecer.

As minhas pescas são basicamente feitas em Aveiro, regra geral aos fins-de-semana, entre sábado à tarde e domingo de manhã.
De momento a pesca que mais pratico é o surfcasting ou para muitos uma pesca de fundo, estou a tentar entender melhor o spining modalidade que me deixa muito curioso.
Até a data as minhas pescas foram todas feitas no mar, não tendo ainda pescado uma única vez em águas doces.

Para mim a pesca é acima de tudo o meu momento de descontração e relax, estando horas sossegado, descontraido a ouvir o mar, a falar com colegas de jornada que nem sempre são conhecidos, a falar com curiosos que por lá aparecem e metem conversa, a rir sozinho com as trapalhadas de outros pescadores, a ficar fulo por perder aquele peixe que tanta luta nos deu, a pedir para que a cana dê algum toque, a rezar para que a isca chegue até ao fim da jornada, a ver o pôr do sol no fundo do horizonte, e sentir o sol a nascer mesmo por tras dos nossos ombros, a desenrascar colegas que foram pescar e se esqueceram de alguma coisa, enfim mil e uma coisas que acontecem encuanto se pesca, o que é de longe aquilo que muitas pessoas pensam "uma seca".

Sozinho ou acompanhado, com sol abrazador ou com temperaturas negativas, com chuva e vento, com peixe ou sem ele, pescar será sempre um bocado bem passado, e que me faz sempre voltar de uma jornada com o pensamento na minha proxima saida de pesca.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O meu fiel companheiro





Apolo.
O que deveria de ser uma mensagem de teste passou a ser a minha primeira mensagem no meu blog, isto porque ainda mal tinha a foto e 2 amigalhaços já tinham feito comentários.

este é oficialmente o meu primeiro cão, comprei-o a 18 de Maio, o dia dos anos da Renata (Minha namorada à 13 anos).

este cão é de "Marca" Labrador Retriever e nasceu a 1 de Abril de 2009.

apos uma mera semana tenho umas fotografias dele que guardo com muito carinho.

primeiro porque foram tiradas no casamento do meu irmão, em segundo são as unicas fotos que tirei quando o cão era pequeno.

para quem não tiver noção esta raça atinge quase o tamanho maximo com 5 meses e tendo eu comprado o cão com quase 2 meses, os restantes 3 passam a correr.
mas avante.


o cão com 3 meses e meio já lhe tinha ensinado o senta, deita, fica, roda e dá a volta, mas tambem no primeiro mes só tinha olhos para o cão.


como o cão anda comigo 24h por dia a coisa mais dificil de ensinar foi a fazer as necessidades nos locais certos, é que na empresa o gajo tem 400m2 e como ele anda sempre solto nunca distingue o fora de dentro, mas já lá vai 1 mes, e o gajo continua certo.


sempre que posso tento andar sempre com ele, tanto solto como com trela e hoje em dia não me via sem ele.


O meu maior orgulho é a quantidade de truques que o gajo faz, e que o meu irmão mais novo tem o prazer de fazer-lhe publicidade e traz os amigos todos para verem.

Faz bem o senta, fica, deita, rola, dá a volta, ladra, busca, traz, solta, cumprimenta, chama e o come. coisa que me deu muito trabalho.





A unica coisa que esta raça tem de mal é que come literalmente tudo o que encontra, e o unico objetivo dele quando sai é ver tudo o que pode comer, tem uma necessidade muito grande de passear, e aprende tudo num abrir e fechar de olhos, tudo de bom e tudo de mal.

é sem dúvida o meu fiel companheiro e o meu fiel seguidor.

se algum dia encarnasse em alguem seria num cão com o tratamento que ele tem.