domingo, 3 de agosto de 2014

Evoluir na Pesca

Evoluir na pesca… será assim que irei intitular o relato da última pescaria e foi o nome escolhido porque o grupo de pesca está aumentar com alguns iniciantes no spinning e encaro esta jornada como mais um passo que estes pescadores estão a ter.

Eu quando comecei a pescar, pescava ao fundo, eu assim como muitos dos pescadores que se inicia, o que querem é apanhar peixe e levar peixe para casa, mostrando alguma masculinidade e orgulho em chegar a casa e dizer “fui a pesca e trouxe peixe para comer”, isto independentemente do tamanho do peixe. O tempo vai passando e os objectivos vão sendo alargados então passamos a lutar por aumentar o nosso record, os meus sargos de 10cm vão aumentando para 15, 20cm depois passam para 500gr, 1kg e por ai fora, assim vamos evoluindo. Com este evoluir passamos a libertar o peixe abaixo da medida mas com o tempo também deixamos de querer saber do peixe que não tenha pelo menos 250gr, e em muitas pescarias inclusive deixamos de querer saber de peixes maiores. É um evoluir sustentado e equilibrado psicologicamente em que fazemos sempre tudo de boa vontade e sem pressões.

Eu no meu casso depois passei da pesca ao fundo para o spinning e com isto voltamos a estaca zero, ou seja começamos primeiro por queres apanhar algum peixe, o meu primeiro peixe apanhado foi um agulha, na altura só não o levei para casa porque já sabia que não gostava de comer agulhas, mas se o tivesse de trazer tinha-o feito de boa vontade, pois afinal foi o meu primeiro peixe ao spinning.  Passados uns penosos 6 meses de começar no spinning, saquei o meu primeiro robalo que tinha 1,5kg mas passado poucos dias fiz uma pescaria em que limpei uns 10 robalos e alguns abaixo da medida, o relato está no blog aqui. http://kaywox.blogspot.pt/2010/08/8-ou-80.html. Apesar de na foto ter possivelmente alguns robalos sem medida, recordo-me que alguns não pousaram na foto devido ao seu tamanho reduzido.

Com o evoluir da minha pescaria e com o passar do tempo lá libertei o meu primeiro peixe abaixo da medida, depois passei a libertar peixe acima da medida hoje em dia não levo nenhum peixe abaixo 1 a 1.3kg, não o levo porque simplesmente não me apetece, porque no dia que o quiser fazer faço-o de consciência tranquila e sem cometer nenhuma ilegalidade.

Hoje em dia liberto muito peixe dito grande, casos de eu libertar robalos perto dos 2kg ou corvinas de 5kg são conhecidos por alguns e que não se tornaram públicos por ser a noite e não me permitir fazer filmagens, mas ainda tenho alguma dificuldade em por vezes apanhar uns 3 robalos acima de 3kg em poucos minutos e passar a libertar os restantes cabeçudos, a adrenalina fala muito alto e apesar de saber que a partir dai estou a ser um fora da lei, por vezes, no calor da noite e com a envolvência do grupo simplesmente não consigo parar. No entanto nessas alturas muitas vezes ao fim de 2 peixes sento-me uns 10 min na areia a apreciar os meus colegas e ajudando-os por vezes a suspirar pela grande pescaria até ao momento e a tirar algumas fotos do resultado até ao momento, mas em alguns casos volto a pescar e os gajos ainda lá estão. O dia de eu tirar um ou dois robalos grandes e libertar todos os restantes vai chegar numa evoluir sustentado e psicologamente equilibrado. Fiquem também descansados que também nunca fiz nenhuma pescaria acima de 16kg, partindo do princípio que retiro o maior exemplar, não transgredi muito… mas transgredi. Não me sinto mal com a minha pesca e não me sinto com vergonha em falar disto publicamente. Porque um blog deve ser o espelho de uma realidade e não deve ser uma capa do que é bonito e fica bem. Os bons exemplos são dados na praia aos que me acompanha e não tenho necessidade de me afirmar num blog.

Tanto paleio para relatar um dia de pesca muito bom a nível de convívio onde alguns conseguiram tirar uns peixes, 2 exemplares estariam abaixo da medida, os pescadores em causa ainda lançaram para o ar a pergunta se estaria ou não com a medida… a minha resposta para esses pescadores foi a mesma, “faz o que entenderes”. Só respondi assim porque qualquer um deles ainda não tem 5 pescarias feitas e garantidamente seriam uns dos primeiros robalos que eles tiravam ao spinning, apesar de ser uma má resposta que eu dei, bastava olhar para a cara deles e a felicidade durante a luta para se entender que não se arranca nenhum caramelo da boca de uma criança e também não sou eu que tenho que decidir pela cabeça deles. Honestamente fiquei muito contente pelas capturas que eles conseguiram. Qualquer um daqueles pescadores tem claramente o espírito do spinning e sei que rapidamente vão evoluir de uma forma sustentada como bons pescadores, só necessitando de tempo para lá chegar.

Ficam as fotos dos robalos que saíram. Como curiosidade saíram todos com o mesmo modelo de amostra e apesar de ser por pescadores diferentes saíram sempre nas mesmas 2 cores.

 

 

 


No total saíram 7 peixes, o Paraquedista ainda limpou um robalo com 1.200gr bem bom para um segundo peixe (raio do gajo que mal sabe o que é gradar….)



Eu gradei e nem um toque consegui sentir com a cana, mas fiquei muito feliz com o dia de pesca e só me resta agradecer ao pessoal pela companhia e dar os parabéns aos verdinhos que se estão a iniciar ao spinning e que tiveram alguns exemplares.

1 abraço


9 comentários:

  1. Boa noite,
    pois é Zé, eu agora começo a perceber essa história do crescer sustentado e equilibrado enquanto pescador, apesar da minha ainda curta "carreira" de pescador já começo a olhar para aquilo que pesco com outros olhos. Antes penso que era como dizes, a necessidade de mostrar o lado "macho", hoje em dia é mais do ponto de vista desportivo, no qual o mais importante é o que se sente quando se sai de casa para ir pescar, o convívio, o estrear material, a adrenalina de quando se ferra um peixe e da luta com o mesmo. A minha maneira de sentir a pesca já não é a mesma e com isto não quer dizer que não traga peixe para casa, mas é como dizes, neste momento trazer o peixe ou libertá-lo é algo que vou decidir no momento da pesca e quando o fizer é sem qualquer tipo de pressão nem peso na consciência.

    Agora o que eu queria era sacar uns ao spinning, que já fui 4 vezes e 4 vezes gradei. Já vi sair uns "barrotes" a pescar com pessoal amigo, mas a mim ainda não me tocou a sorte, mas hei-de continuar a ir até que seja a minha vez.

    Foi mais um bom relato e deu para perceber aquilo que querias transmitir,

    Um abraço,
    J. Pacheco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João.
      não estejas desesperado para tirar peixe, o dia chega quando tiver de ser, curte o momento, curte o cheiro a mar, as boas companhias, as lindas caminhadas, as directas, as conversas no pesqueiro, quando o peixe quiser ser ferrado tens que lá estar, as grades são sempre garantidas, tudo o resto são sempre bonus que são bem vindos ;)
      Dá tempo ao tempo entende que o spinning é muito mais do que tirar peixe ;)

      1 abraço e obrigado pelo comentário ;)

      Eliminar
    2. Caro João Pacheco...
      só quatro vezes?!!! Quem me dera. Já vou muito para além disso e continuo. Sei que o meu dia vai chegar como já chegou outras vezes. Só temos que lá estar para eles nos apanharem.
      Abç.

      Eliminar
    3. É verdade, o que é preciso é estar lá, se não nada feito. Para mim ainda só são 4 porque sou verde nisto do spinning, mas com calma as coisas vão-se compor.
      Daqui por umas horas vou voltar a sair para mais uma jornada e ver se é desta que faço umas capturas... Façam figas. =P

      Um abraço,
      J.Pacheco

      Eliminar
    4. fisgas feitas ;)

      dá-me o teu facebook que eu gostava de te dar umas dicas

      Eliminar
    5. Não é que as fisgas deram resultado =P

      http://farpaseanzois.blogspot.pt/2014/08/parece-que-as-figas-deram-resultado.html

      Eliminar
    6. Muitos parabéns João, agora és considerado um viciado do spinning...hehehehehhe

      nunca mais vais voltar a estar num sitio qualquer sem estar a pensas na pesca e no próximo robalo...

      1 abraço

      Eliminar
  2. Olá Zé.
    Eu avisei-te que não era fácil parar e tiveste a prova disso. Eu, se o peixe estiver lá, não paro. Posso devolver alguns, mas não paro. Não me sinto com peso na consciência nenhum. Não apanho assim tanto peixe que me faça sentir mal. Tenho por norma devolver todos o que considero pequenos ( e alguns já eram bem jeitosos) e ficar apenas com os grandes. E já tive aborrecimentos com outros pescadores que me pediam o peixe que devolvi ao mar. Mas enfim... cada um sabe de si.
    Abç.

    ResponderEliminar
  3. não é fácil gradar umas 20x e dar com o peixe e parar, também não estou de consciência pesada, apesar de saber que não está correcto. mas é como disse, o dia há de chegar se assim tiver de ser.

    1 abraço

    ResponderEliminar