terça-feira, 16 de agosto de 2011

Barros - Alicate de argolas


O alicate de pontas é quanto a mim uma das ferramentas obrigatórias na pratica de spinning, é utilizado para desferrar todos os peixes capturados sem tocar directamente com os dedos nos anzóis e fateixas, assim minimizamos muito o risco de nos espetarmos sempre que um peixe decide ter uma sessão de tremeliques ou mesmo dar saltos quando lhe retiramos os anzois.

Eu pessoalmente opto sempre por comprar alicates específicos para a pesca com artificiais, porque estes tem um pequeno dente na ponta que é concebido para abrir argolas, que dá muito jeito a quando se pretende mudar uma fateixa ou anzol de uma amostra.





Na maioria destes alicates tem também um corta arame que pode dar jeito quando tivermos um anzol espetado em qualquer parte do corpo, alem destas funcionalidades este alicate tem uma argola numa das partes do cabo que serve para o fixar a nós por intermédio de um daqueles cabos tipo fio de telefone para que caso algum dia nos escorregue das mão não o perdermos, tem ainda uma pequena mola de plástico para se manter aberta sempre que deixarmos de fazer pressão no alicate.


É importante optarmos por alicates resistentes a água salgada mas isso não impede de que depois de uma pescaria não o passemos por água doce para garantir maior durabilidade. É conveniente ter sempre este alicate a mão de semear porque é constantemente necessário.




O desenho deste alicate tem ainda uma série de meias luas desenhadas ao longo das pontas que ainda não consegui entender para que serve, deduzo que sirva para cravar anilhas metálicas em montagens de jigiing mas não posso confirmar, talvez algum dos leitores deste blog me consiga dar uma ajuda quanto a sua funcionalidade.

Site da marca: www.barrosfishing.com


8 comentários:

  1. Ola Ze!

    Tem boa pinta o alicate...e essa ponta para abrir argolas pareçe-me bem mais eficiente que o alicate tambem dessa marca e especifico para essa função!

    Boas ferias la para o norte e não te esqueças de dar arroz de serrabulho ao Diogo! eheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. grande ninja.

    o alicate é bem porreiro e já ando com ele a algum tempo.

    não me vou esquecer do arroz ;)

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. E ja agora não te esqueças de um verdinho fresquinho....olha as douradas andam em força na ria e imagina que ja apanhei 2 bailas dentro da ria! O mundo esta perdido!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva Zé!

    O alicate que apresentas, entre outros, é de facto essencial para vários tipos de pescas com amostras e, de facto, as tais concavidades servem para cravar tubinhos metálicos de vários tamanhos (mono ou duplos), para efectuar alças em monofilamento grosso ou em aço inox no caso, por exemplo, da existência de Anchovas na zona ou para qualquer outra montagem que obrigue a alças em fios mais grossos, sendo os tubinhos metálicos talvez a melhor forma de assegurar a fiabilidade da montagem.

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  5. grande ninja.

    creio que estou na altura certa de testar o spinnig as douradas.
    amanhã tou lá das 14 até as 18h, queres vir?

    ResponderEliminar
  6. olá Ernesto.

    muito obrigado pela explicação, desconfiava que fosse para esse efeito mas não queria esta eventualmente a dar uma explicação errada.

    talvez um dia os venha a utilizar...mas para já desconfio que ficará para um qualquer outro alicate, porque não creio que este vá durar até fazer uma saída que me obrigue a fios tão grossos.

    1 grande abraço

    ResponderEliminar
  7. mas afinal qual é o melhor sítio para spinning em Aveiro? Ainda estou para sentir a picada dos bichos!
    Desconfio que há mais pescadores que peixe por esta altura...

    ResponderEliminar
  8. amigo atxim..

    antes de mais desculpa por só ver a tua mensagem agora..mas estive de férias e só hoje liguei o pc.

    por aveiro o melhor sitio para fazer spinning é onde há robalos, mas de momento ando um pouco fora devido as férias, se quiseres dá sempre para marcar uma saida um dia.

    e sim há sempre mais pescadores do que peixe, mas os robalos só saem a quem lá vai.

    1 abraço

    ResponderEliminar