sábado, 28 de agosto de 2010

Argola na cabeça da amostra, Sim ou Não?


Algumas das amostras existentes no mercado vem com uma argola na cabeça, como umas vem com argola e outras não, surge muitas vezes a duvida, retira-se das que trazem ou acrescenta-se nas que não trazem.

Será importante em primeiro saber o porquê dessa argola.

Essa argola é colocada porque em alguns países habitualmente é feito um nó de ligação directamente a amostra (sem clip) e caso não seja colocada uma argola, o movimento da amostra é mais rígido, principalmente quando se trabalha com linhas de monofilamento ou com baixadas em fluorocarbono.

A maioria dos praticantes de spinning que conheço utilizam um clip de ligação, para ser mais rápido a troca de amostras durante a acção de pesca.

É habitual ver pescadores a trabalhar com argola e clip ao mesmo tempo, talvez por desconhecimento da função da argola ou para não perder tempo a remove-la. No trabalhar da amostra não se nota diferença nenhuma, mas essa argola regra geral oxida muito rapidamente, tornando-se num possível ponto de ruptura e um ponto de oxidação para as nossas amostras.

Caso pesquem sem clip, aconselho manter a argola mas mantenham-se atentos a oxidação, se pescarem com clip, retirem-nas e podem aproveita-las para as argolas das fateixas, desde que não sejam ovais com é o caso por exemplo das lucky craft ou das maxrap.

boas pescarias

Sem comentários:

Enviar um comentário