segunda-feira, 14 de junho de 2010

6:00 AM - No limite!?

Aos poucos chega o calor e com ele começa a encostar na ria de Aveiro o peixe, mais concretamente a dourada, até aqui tudo bem...mas junto com as douradas abrem-se as fronteiras para todo o tipo de pescadores da península ibérica, e de todos os tipos de pesca, até mesmo aquelas pescas que nunca ninguém viu.

Começou a invasão dos 4 meses, vêm em grupos, sozinhos, em família...em fim cada vez são mais, e a dourada quase que nem entrou. É pessoal do norte, do centro, do sul, de Espanha...nem tenho letras suficientes no meu teclado para enumerar tanta gente, tudo para pescar, não interessa como nem com que isco, o que interessa mesmo é pescar, cada pescador com a sua mania e cada um com o seu feitio lá toda a gente tem-se que amanhar com o vizinho que calha...(vizinho é a favor porque por vezes se pesca com uma diferença de 2 metros)

Posto de parte ficam todos os pescadores que com muito gosto rumam durante todo o ano para matar o vício, aqueles que realmente conhecem todos os cantos da casa.

Nesta altura é que se reconhece quem pesca todo o ano e quem vai lá só no verão, quem vai lá durante todo o ano, chega ao fim de semana e só quer é passear para ver o que se passa, porque para pescar ao fim de semana, só mesmo nos pesqueiros escondidos, Os trunfos estão escondidos debaixo da manga e sabe-se bem quais são os sítios onde as nossas amigas encostam de uma forma mais relaxada.

Para quem quiser entrar na guerra dos "melhores" pesqueiros só tem uma regra de ouro, as 6:00 AM, nem um minuto a mais, é esta a hora que divide entre o escolher e o arranjar um pesqueiro, é a hora em que divide a noite do dia, as lojas de pesca abertas ou fechadas.

Para todos aqueles que querem ir as douradas em Aveiro nesta altura deixo uma dica, não se matem e vejam os pesqueiros com olhos de peixe e verão que tem muitos bons pesqueiros com muito menos barulho.

1 abraço



6 comentários:

  1. "Para quem quiser entrar na guerra dos "melhores" pesqueiros só tem uma regra de ouro, as 6:00 AM, nem um minuto a mais"

    Lá mais para a frente, confirmar-me-às esta tua frase...
    São dias a fio em que os melhores lugares estarão reservados com pessoas a revesarem-se, infelizmente...
    http://osmeuscantinhos.blogspot.com/2009/06/uma-curta-viagem-pelos-meus-locais-de_25.html
    Deixo-te este link, onde a realidade será esta que se vai encontrar daqui por mais algum tempo...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. olá pedro
    obrigado pelo comentário
    nesta altura não são os meus pesqueiros favoritos, muito menos ao fim de semana.
    creio que a regra das 6:00 irá durar até ao fim deste mes, depois passaremos para os lugares marcados, com boas alturas de pesca e as canas ao alto sem ninguem para marcar lugar.

    Na sexta vi sair uma dourada dos seus 3kg "granda burra" num pesqueiro que só tinha 2 pescadores, tiro de sorte...ou o pesqueiro promete..vou estar de olho.

    estou numa de este ano correr os lugares esquecidos por muitos pescadores, já ando assim a um mes, e estou a ponderar uma mudança de pesqueiros, só os resultados ditarão a mudança.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Zé!

    Não conheço a zona e essa pesca de terra é também para mim uma desconhecida.

    A tua atitude não... Essa é uma atitude de pescador que pensa e que, pessoalmente, acho a mais correcta. Vai dar frutos certamente!

    Ab

    Ernesto

    ResponderEliminar
  4. Olá ernesto
    quanto aos pesqueiros...numa jornada de 4 horas e num horizonte de 20 pescadores para cada lado vejo no total sair umas 4 a 10 douradas num dia bom nesta altura, o que para mim quer dizer que elas nem entraram em força. e nesta altura já está a confusão que se vê nas fotos, que foram tiradas no domingo enquanto via o ambiente.
    h´+a mais pescadores do que turistas a pasear.

    numa altura boa de douradas (talvez mais 1 mes)consegue-se ferrar bem 2 douradas por hora (kileiras para cima) em média, e todos os pescadores tiram peixe.
    a ver se passo a relatar melhor o que por cá se passa.

    quanto a minha atitude...quando der frutos vais ser um dos primeiros a saber.

    1 grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas

    Ora aí está a confusão do costume, e ainda agora é agora. Durante a semana ainda está folgado, mas também a dourada ainda não começou a bater verdadeiramente.
    Enfim...não há nada a fazer, o melhor mesmo é procurar novos ou velhos spots.
    Aquele post do robalo com uma amostra no triângulo, tá fabulosa.
    É tipicamente a reacção que já senti quando ás vezes tento o spinning com amostras rigidas : "é chefe, acha que o peixe se vai atirar a isso?" grande resposta a Tua, bem melhor do que as minhas, ainda tou á espera do meu primeiro :-).
    Com amostras artificiais só com raglous é que me safo, mas ainda não desisti.

    Boas Pescarias

    ResponderEliminar
  6. Olá nuno.
    obrigado pelo comentário.
    a confusão chateia-me menos do que a dourada ainda não ter entrado em grande...mas pronto não se pode ter tudo.
    quanto ao spinnig, admito que é duro...não a pesca mas as grades que se acumulam.
    tem-se que insistir que mais tarde ou mais cedo lá tens a recompensa.

    1 abraço

    ResponderEliminar