terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1, 2 ou 3 canas

Se para muitos pescadores pescar com uma cana é mais do que suficiente para muitos outros se pudessem pescar com 10 era com 10 que pescavam, vou deixar aqui o que eu penso relativamente a este assunto.

A nível de evolução técnica e de aprendizagem o ideal é mesmo pescar só com uma cana, tem-se mais atenção a cana, maior capacidade de resposta, tem-se mais tempo para preparar as coisas, as montagens são feitas com mais calma mas para mim o principal é mesmo ficar mais tranquilo, mais calmo a pescar e com mais atenção ao que se passa a nossa volta.

Pescar com duas canas tem algumas vantagens desde que se saiba o que se está a fazer, em primeiro lugar prepara-se as 2 canas cada uma com um isco diferente, para ver qual o que está a funcionar melhor, depois de se encontrar o isco mais apetecível, procura-se 2 distancias distintas para ver a que distancia os nossos amigos estão mais activos, por ultimo e depois de se ver qual o isco melhor e qual a zona que os nossos amigos estão, então pode-se trabalhar com montagens diferentes ou anzóis diferentes, eu pessoalmente numa ultima fase trabalho uma com anzóis mais pequenos e outra com anzóis maiores e iscadas mais generosas, não vão os gajos estarem por ai.

Mas duas canas tem muito que se lhe diga, em situações de algum vento e de corrente mais forte pode ser desastroso, pode inclusive estragar por completo a nossa jornada, pescar com as duas deve ser feito com espaço entra elas para se trabalhar os peixes sempre que ferrarem, o stress aumenta, o tempo para preparar as coisas voa, o recolher da linha deve ser feito com cabeça, e quando o peixe pica nas duas canas? Bem ai temos que optar por uma delas e esquecer a outra, quantos não recolhem a pressa uma cana porque a outra está a picar, e no final perdem o peixe e quando se volta a outra já lá não está nada?

Aquilo que faço sempre que posso é começo com duas canas para minimizar o tempo gasto em testes iniciais, depois recolho uma delas e fico só com uma cana, se vir que o peixe não está lá ou se perdeu o interesse pelo isco volto outra vez as duas canas. Caso de inicio repare que os gajos andam lá, fico logo desde o inicio só com uma cana.

A nível de capturas tenho que admitir uma coisa, nunca mas mesmo nunca em nenhuma pesca, tirei mais peixe que os meus colegas por eu pescar com 2 canas e eles com uma ou o inverso, e quanto a isso tenho uma teoria, quando se pesca com 1 cana trabalha-se numa zona imaginária meia circunferência de 100m de mar se o mar não estiver a puxar, caso a maré esteja mais forte, trabalha-se em um quarto dessa circunferência ou menos isto porque o mar arrasta sempre as nossas montagens para o lado para onde estiver, o pescar com duas canas de um ponto relativamente próximo, está-se a trabalhar exactamente na mesma zona, teria lógica era pescar com 2 canas em 2 sítios diferentes, mas isso é uma situação totalmente impensável a meu ver.

Estão os meus leitores a pensar, falas de 1 e de 2 canas, então e 3 canas?
para já não vou responder a isso
* A pesca deve ser encarada como um hobbie, um passatempo ou ainda como um bocado de descontracção, seria como se ir dar um passeio só porque se quer espairecer ou ainda como se ir beber um copo com os amigos sem segundas intenções.

No dia em que eu sair de casa com um desespero total em trazer peixe e for pescar para stressar ou para me chatear, então acredito que deixei de ser pescador e que esse hobbie vai acabar depressa.

Boas pescarias para todos

5 comentários:

  1. Viva kaywox
    Aqui está um tema que daria uma discussão com interesse num grupo de pescadores.
    Em linhas gerais até nem discordo dos argumentos que invocas sobre o pescar com 1 ou 2 canas. Nalguns casos 2 até são demais.
    Já quanto às 3 canas, na minha perspectiva exageraste um bocadinho(ão) embora seja certo que raramente pesquei com esse número de canas. Por exemplo, se se pescar umas horas valentes num areal, não vejo mal que quem aguente a carga recorra a três canas. Dá para fazer uns ensaios e mesmo tentar um peixe mais a sério
    Mas um blogue, pelas suas características, não permite uma discussão aprofundada do tema

    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar
  2. ola joão, estou a ver que ganhei um leitor a sério, agradeço os comentários,
    quanto as 3 canas até posso ter exagerado um bocadinho (ãozorro), mas tambem é certo que penso que será um exagero pescar com tantas canas.
    pescavas com 3 canas a troco de que? mais um peixe????
    pescava-se com 3 canas quando? quando não tivesse peixe? e faria sentido? continuo a pensar que quem recorre a tres cana é acima de tudo um acto de desespero, ao reler o texto que publiquei concordo que a palavra estupides esteja a mais e até concordo que plenamente desnecessaria, não edito a mensagem inicial porque quanto a mim isso é que não faria sentido, e vou passar a ler melhor o que escrevo antes de publicar.
    1 abraço joão e obrigado

    ResponderEliminar
  3. bem acabei mesmo por editar a mensagem por achar mais correcto.

    fica aqui o bocado recortado que estava no *

    Bem inicialmente não ia responder mas vou, é pá para mim isso é estupidez aplicada a um desespero total de um dito pescador (porque de pescador não tem mesmo nada). Já se viram a figurinha triste que alguém faz a pescar com 3 canas, a correr a mudar as isacadas a lançar sem se ver bem para onde.

    só mantive o bocado que tirei porque acho correcto saberem do que se fala.

    1 abraço a todos.

    ResponderEliminar
  4. Olá amigos: Gostaria que me informa-sem, se por lei poderemos pescar com 3 canas! na pesca lúcida.

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde.
    pelo menos em Janeiro de 2010 podia-se, como já não pesca ao fundo a algum tempo não lhe posso confirmar a 100% mas creio que pode. tente se informar melhor numa loja de pesca por exemplo.

    1 abraço

    ResponderEliminar